Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Brasil

Contra Alexandre de Moraes, OAB aprova PEC que garante sustentação oral em todos os níveis judiciais

A Ordem dos Advogados do Brasil aprovou na segunda-feira (15) o conteúdo da PEC que assegura o direito dos advogados à “sustentação oral”. Essa medida é uma resposta às negativas do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em permitir a manifestação da defesa em casos de agravos regimentais.

A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada pelo Conselho Pleno da OAB Nacional. Um comunicado divulgado nesta terça-feira (16) pela entidade anunciou a aprovação da proposta, destacando que ela se aplica “especialmente” aos casos no Supremo Tribunal Federal.

A PEC propõe a modificação do artigo 133 da Constituição, com o propósito de garantir a intervenção da defesa em todas as fases cruciais do processo judicial, sob pena de anulação das decisões.

A emenda adiciona dois novos parágrafos ao artigo. O primeiro parágrafo garante o direito à sustentação oral, presencial ou remota, em todas as instâncias de julgamento por colegiado. Qualquer recusa desse direito resultaria na anulação do julgamento e da decisão.

O segundo parágrafo restringe a capacidade dos órgãos do Poder Judiciário de limitar ou excluir a participação da advocacia no processo, destacando especialmente a sustentação oral.

Beto Simonetti, presidente da OAB Nacional, afirmou que a agenda da entidade não deve ser “distorcida ou politizada por interesses externos à classe”.

O conflito teve início quando Moraes negou, em novembro do ano passado, a manifestação da defesa de um réu acusado de contrabando de cigarros. Na ocasião, o ministro presidente da Primeira Turma do STF argumentou que o colegiado já havia decidido contra a sustentação em casos de agravos regimentais, citando a força do regimento interno do Supremo sobre a norma geral.

A OAB criticou a decisão em uma declaração na época, enquanto Moraes ironizou a entidade, prevendo novas críticas vindas dela.

O embate ressurgiu neste mês quando Moraes novamente recusou a sustentação oral do advogado Alberto Toron, que também é conselheiro federal da OAB.

Em um evento no dia 10, o presidente da OAB fez um discurso crítico ao STF, durante o qual alguém na plateia exclamou “fora, Xandão”, ao que Beto Simonetti respondeu: “Nós vamos chegar lá”. Posteriormente, ele esclareceu que pensou ter ouvido “fala do Xandão”.

VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:

COM PROVAS IRREFUTÁVEIS, DESMASCARO MAIS UMA NARRATIVA DO GOVERNO LULA

 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Feira de Santana

Um cabeleireiro que também era cantor gospel se suicidou com uma corda no pescoço nesta segunda-feira (15). O fato ocorreu em sua casa, que...

Mundo Gospel

Por onde anda Osvaldo Roberto? Essa é uma pergunta que muitos fãs do radialista e comunicador se fazem há bastante tempo, depois que ele...

Fama e Famosos

Ana Akiva, de 36 anos, era uma pastora que se afastou da igreja para se tornar uma modelo de conteúdo adulto nas plataformas Privacy...

Mundo Gospel

Morreu na tarde desta quinta-feira (14), o comunicador e radialista Osvaldo Roberto, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O profissional...