Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Pelo Mundo Afora

G7 condena ataque e adverte Irã a não desestabilizar região

Os países do G7 “condenaram energicamente” o ataque iraniano contra Israel e manifestaram “total apoio” ao Estado judeu, tendo advertido o Irã de que “tomará novas medidas” se este país prosseguir com as suas “iniciativas desestabilizadoras” no Oriente Médio, após uma reunião por videoconferência presidida pela primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.

Em declaração conjunta, os líderes de Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Canadá, além dos da União Europeia (UE), afirmaram que, “com as suas ações, o Irã deu mais um passo no sentido da desestabilização da região e arrisca-se a provocar uma escalada regional incontrolável, situação que deve ser evitada”.

O Oriente Médio vive um momento de tensão depois que o Irã lançou mais de 300 drones, foguetes e mísseis balísticos na noite passada, no primeiro ataque deste tipo a Israel a partir do solo iraniano.

– Nós, os líderes do G7, condenamos inequivocamente, nos termos mais fortes, o ataque direto e sem precedentes do Irã contra Israel. O Irã disparou centenas de drones e mísseis contra Israel. Israel, com a ajuda dos seus parceiros, derrotou o ataque – diz a nota.

Os líderes, que se reuniram durante menos de uma hora, também expressaram “total solidariedade e apoio a Israel e ao seu povo” e reafirmaram o seu “compromisso com a sua segurança”.

– Com as suas ações, o Irã deu mais um passo no sentido da desestabilização da região e se arrisca a provocar uma escalada regional incontrolável. Esta situação deve ser evitada. Continuaremos a trabalhar para estabilizar a situação e evitar uma nova escalada – afirmaram.

– Neste espírito, exigimos que o Irã e os seus agentes cessem os seus ataques e estamos prontos a tomar novas medidas agora e em resposta a novas iniciativas desestabilizadoras – acrescentaram.

FAIXA DE GAZA
Dessa forma, os líderes também se comprometeram reforçar a sua cooperação “para acabar com a crise na Faixa de Gaza, continuando a trabalhar por um cessar-fogo imediato e sustentável e pela libertação dos reféns do Hamas, e prestando uma maior assistência humanitária aos palestinos necessitados”.

A presidência italiana do G7 convocou a reunião depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, ter afirmado nesta manhã que solicitaria uma reunião do grupo para coordenar uma resposta diplomática, depois de ter garantido o seu apoio a Israel, embora nas últimas horas tenha manifestado a sua oposição a participar em uma ofensiva, o que poderá levar o Estado judeu a evitar uma resposta por enquanto.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, avisou neste domingo (14) que Israel vai derrotar o Irã, na sua primeira mensagem pública após o ataque, enquanto o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, afirmou que a Guarda Revolucionária de seu país deu uma lição a Israel com os ataques de mísseis e drones e avisou o Estado judaico para não responder.

De quarta-feira a sexta-feira, os ministros das Relações Exteriores do G7, o grupo das democracias mais ricas do mundo, vão se reunir na ilha italiana de Capri, com a situação no Oriente Médio como prioridade máxima.

*EFE

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Feira de Santana

Um cabeleireiro que também era cantor gospel se suicidou com uma corda no pescoço nesta segunda-feira (15). O fato ocorreu em sua casa, que...

Mundo Gospel

Por onde anda Osvaldo Roberto? Essa é uma pergunta que muitos fãs do radialista e comunicador se fazem há bastante tempo, depois que ele...

Fama e Famosos

Ana Akiva, de 36 anos, era uma pastora que se afastou da igreja para se tornar uma modelo de conteúdo adulto nas plataformas Privacy...

Mundo Gospel

Morreu na tarde desta quinta-feira (14), o comunicador e radialista Osvaldo Roberto, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O profissional...