Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Brasil

Alexandre de Moraes inclui Elon Musk no inquérito das milícias digitais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu incluir Elon Musk, ex-CEO da provedora de rede social X (Twitter/X), como parte do inquérito das milícias digitais neste domingo, 7 de abril.

De acordo com o despacho de sete páginas do juiz do STF, obtido por Oeste, Musk é investigado por alegada instrumentalização criminosa da plataforma X em conexão com os fatos investigados em diversos inquéritos. Embora tenha sido mencionado como CEO da empresa, Musk deixou o cargo no ano passado, sendo substituído por Linda Yaccarino.

Moraes também abriu um novo inquérito para investigar especificamente a conduta de Musk, por precaução.

Além disso, o ministro ameaçou impor multa de R$ 100 mil à provedora de rede social X caso ela desrespeite ordens do STF, incluindo reativação de perfis bloqueados por decisões judiciais anteriores.

Na decisão, Moraes destacou ser inaceitável que representantes de provedores de redes sociais, como o ex-Twitter, ignorem a instrumentalização criminosa das chamadas milícias digitais, que têm como objetivo prejudicar o Estado Democrático de Direito e instituições fundamentais do Brasil.

O juiz também mencionou uma reunião realizada em março, na qual foram discutidos os perigos dessa instrumentalização criminosa, com a participação de diversas empresas de tecnologia.

Após revelação do escândalo Twitter Files Brazil na semana passada, Musk tem usado o Twitter para afirmar que vai recuperar os perfis bloqueados por Moraes, argumentando que os bloqueios são ilegais. Ele também expressou preocupação com a possibilidade de a rede social deixar o país devido às multas impostas pelo ministro.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Feira de Santana

Um cabeleireiro que também era cantor gospel se suicidou com uma corda no pescoço nesta segunda-feira (15). O fato ocorreu em sua casa, que...

Mundo Gospel

Por onde anda Osvaldo Roberto? Essa é uma pergunta que muitos fãs do radialista e comunicador se fazem há bastante tempo, depois que ele...

Fama e Famosos

Ana Akiva, de 36 anos, era uma pastora que se afastou da igreja para se tornar uma modelo de conteúdo adulto nas plataformas Privacy...

Mundo Gospel

Morreu na tarde desta quinta-feira (14), o comunicador e radialista Osvaldo Roberto, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O profissional...