Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Política Nacional

PT e PL entram com recurso no TSE para cassar mandato de Moro

O Partido Liberal (PL) em conjunto com a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) interpuseram um recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visando a anulação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e buscando sua inelegibilidade.

As siglas optaram por essa estratégia para acionar o ex-juiz na esfera eleitoral nacional, evitando assim a Justiça Eleitoral do Paraná. O objetivo dos partidos é lançar um novo candidato para ocupar a vaga deixada por Moro no Senado.

Os partidos cumpriram o prazo estabelecido para a apresentação do recurso contra a decisão que absolveu o ex-juiz da Lava Jato, encerrado às 23h59 desta segunda-feira, 22. A fundamentação para a cassação do mandato e a inelegibilidade por oito anos do senador é baseada na acusação de “abuso de poder econômico” durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) já havia rejeitado a cassação de Moro em 9 de abril, por uma margem de 5 votos a 2. O recurso apresentado é conhecido como embargos de declaração e busca esclarecer possíveis contradições ou omissões na decisão anterior, sem a possibilidade de alterá-la. Por outro lado, o recurso ordinário ao TSE permite uma nova análise do caso e pode reverter a decisão da instância inferior.

O recurso apresentado pelo PT consistiu em 218 páginas e foi assinado pelos advogados Luiz Eduardo Peccinin e Ângelo Ferraro. Eles alegam que o relator do caso no TRE, Luciano Falavinha Carrasco, cometeu equívocos na avaliação das provas.

Os advogados das siglas esperam que, no TSE, o julgamento seja concluído até agosto e resulte na cassação do mandato de Moro. Isso levaria a uma eleição suplementar em novembro.

Nos bastidores, houve discordância de Moro com os líderes do PL, pois aliados de Jair Bolsonaro sugeriram que o partido não recorresse. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, manteve a decisão e considera Paulo Martins (PL-PR) como o favorito para assumir a vaga.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Feira de Santana

Um cabeleireiro que também era cantor gospel se suicidou com uma corda no pescoço nesta segunda-feira (15). O fato ocorreu em sua casa, que...

Mundo Gospel

Por onde anda Osvaldo Roberto? Essa é uma pergunta que muitos fãs do radialista e comunicador se fazem há bastante tempo, depois que ele...

Fama e Famosos

Ana Akiva, de 36 anos, era uma pastora que se afastou da igreja para se tornar uma modelo de conteúdo adulto nas plataformas Privacy...

Mundo Gospel

Morreu na tarde desta quinta-feira (14), o comunicador e radialista Osvaldo Roberto, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O profissional...