Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Brasil

Roberto Barroso entra em atrito com Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes

Luís Roberto Barroso, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), tem sido envolvido em confrontos com os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes durante recentes julgamentos, nos quais houve divergências de opinião. Esses atritos com os colegas mais antigos e com Moraes podem enfraquecer a posição de Barroso dentro da Suprema Corte.

Barroso saiu vitorioso em disputas judiciais contra Moraes, especialmente no caso da “revisão da vida toda” para cálculo de aposentadoria, e também quando o STF abordou as sobras eleitorais que poderiam levar à substituição de sete deputados na Câmara dos Deputados.

A relação com Gilmar se complicou quando Barroso interrompeu um julgamento sobre a ampliação do foro especial no Supremo por meio de um pedido de vista, que Gilmar defendia. O julgamento foi interrompido com quatro votos a favor. O processo agora está suspenso por um pedido de vista de André Mendonça.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o desentendimento entre Barroso e Moraes sobre as sobras eleitorais no plenário do STF foi apenas uma parte do problema. Nos bastidores, a tensão aumentou e até houve um confronto verbal.

Além disso, houve um incidente em que Alexandre de Moraes discursou em um evento homenageando o ex-presidente Michel Temer, que o nomeou para o STF. Esse gesto foi interpretado como uma mensagem indireta a Barroso.

Barroso foi o relator incisivo do inquérito contra Michel Temer enquanto ele estava no Palácio do Planalto, emitindo decisões contra o então presidente em investigações sobre um esquema ilegal no Porto de Santos, que resultou na prisão de aliados de Temer em 2018.

O risco imediato para Luís Roberto Barroso ao entrar em conflito com Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes é a possibilidade de angariar inimizades com os dois ministros mais influentes do STF, especialmente dada a sua relevância na política.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Feira de Santana

Um cabeleireiro que também era cantor gospel se suicidou com uma corda no pescoço nesta segunda-feira (15). O fato ocorreu em sua casa, que...

Mundo Gospel

Por onde anda Osvaldo Roberto? Essa é uma pergunta que muitos fãs do radialista e comunicador se fazem há bastante tempo, depois que ele...

Fama e Famosos

Ana Akiva, de 36 anos, era uma pastora que se afastou da igreja para se tornar uma modelo de conteúdo adulto nas plataformas Privacy...

Mundo Gospel

Morreu na tarde desta quinta-feira (14), o comunicador e radialista Osvaldo Roberto, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O profissional...