Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Pelo Mundo Afora

Governo de Israel declara Lula como “persona non grata”

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou, nesta segunda-feira (19), que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é considerado persona non grata em Israel até que ele se desculpe pelas declarações em que comparou a ofensiva israelense na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus feito pelos nazistas. O anúncio foi feito no Museu do Holocausto, em Jerusalém, na presença do embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer.

– Esta manhã eu convidei o embaixador brasileiro em Israel para as proximidades do Yad Vashem, o Museu do Holocausto, que mostra mais do que qualquer coisa o que os nazistas e Hitler fizeram com os judeus, incluindo com membros da minha família. A comparação do presidente Lula entre a justa guerra de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que mataram 6 milhões de judeus e um sério ataque antissemita que desrespeita a memória daqueles que morreram no Holocausto. Não vamos perdoar e nem esquecer, em nome dos cidadãos de Israel, eu informei o presidente Lula que ele não é bem-vindo em Israel até que ele se desculpe e retrate suas palavras – apontou Katz, em uma publicação na rede social X.

Neste domingo (18), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já havia criticado as declarações de Lula. Ele afirmou que Tel Aviv iria convocar o embaixador brasileiro para uma conversa de repreensão.

– Comparar Israel ao Holocausto nazista e Hitler é cruzar uma linha vermelha. As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e sérias. São sobre banalizar o Holocausto e tentar ferir o povo judeu e o direito israelense de se defender – declarou.

DECLARAÇÕES DE LULA
Neste domingo, o presidente Lula atacou a operação israelense em Gaza durante uma entrevista coletiva em Adis Abeba, capital da Etiópia. Lula fez um paralelo entre a morte de palestinos com o extermínio de judeus feito pelo líder nazista Adolf Hitler.

– O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus – disse Lula.

O presidente brasileiro também criticou Israel ao afirmar que Tel Aviv não obedece a nenhuma decisão da ONU e afirmou que defende a criação de um Estado palestino. Para Lula, o conflito “não é uma guerra entre soldados e soldados, é uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças”.

– Não é uma guerra, é um genocídio – completou o presidente brasileiro.

*AE

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Feira de Santana

Um cabeleireiro que também era cantor gospel se suicidou com uma corda no pescoço nesta segunda-feira (15). O fato ocorreu em sua casa, que...

Mundo Gospel

Por onde anda Osvaldo Roberto? Essa é uma pergunta que muitos fãs do radialista e comunicador se fazem há bastante tempo, depois que ele...

Fama e Famosos

Ana Akiva, de 36 anos, era uma pastora que se afastou da igreja para se tornar uma modelo de conteúdo adulto nas plataformas Privacy...

Mundo Gospel

Morreu na tarde desta quinta-feira (14), o comunicador e radialista Osvaldo Roberto, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O profissional...