Conecte-se conosco

Hi, what are you looking for?

Pelo Mundo Afora

Lula parabeniza eleições argentinas sem citar Javier Milei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, neste domingo, 19, a vitória de Javier Milei (A Liberdade Avança) nas eleições argentinas, mas não citou o novo presidente do país nominalmente.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada”, escreveu o petista no X/Twitter. “Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar com nossos irmãos argentinos.”

Milei não era o candidato apoiado pelo chefe do Executivo, que possui maior preferência pelo peronista Sergio Massa (União pela Pátria), que ficou em segundo lugar na disputa presidencial.

Com 93,39% das urnas apuradas, Milei tinha 55, 82% dos votos, contra 44,17% de Sergio Massa, ministro da Economia e candidato governista. A distância surpreende, pois as pesquisas eleitorais indicavam um cenário mais acirrado entre ambos.

O peronista reconheceu a vitória de Milei antes mesmo de os números serem divulgados oficialmente. “Javier Milei é o presidente eleito pela maioria dos argentinos”, disse Massa a apoiadores.

Milei vai tomar posse em dezembro para quatro anos de mandato. A vitória vem após uma virada no segundo turno, uma vez que Massa foi o mais votado no primeiro.

Presidente eleito da Argentina, Javier Milei, da direita, é crítico de “comunistas”

A vitória de Javier Milei representa um baque para esquerda de dentro e de fora da Argentina. Responsável por tirar o peronismo e o kirchnerismo do poder, ele tem histórico de criticar publicamente atores “progressistas” no cenário mundial.

Enquanto candidato, o membro da coligação A Liberdade Avança afirmou que deixaria de manter relações comerciais com o Brasil e com a China.

Na semana passada, ele classificou o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, como “corrupto” e “comunista”. Partido de Lula, o PT anunciou formalmente apoio à candidatura do agora derrotado Sergio Massa.

Como presidente da Argentina, Milei terá de encarar problemas a serem deixados pela esquerda. Atualmente, o país registra inflação anual acima dos 140%. Desvalorizado, cada peso vale, no câmbio oficial, US$ 362. Indicadores divulgados em setembro mostram que a pobreza tornou-se problema para cerca de 40% da população.

*Revista Oeste

VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:

 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar

Mundo Gospel

Por onde anda Osvaldo Roberto? Essa é uma pergunta que muitos fãs do radialista e comunicador se fazem há bastante tempo, depois que ele...

Feira de Santana

Um cabeleireiro que também era cantor gospel se suicidou com uma corda no pescoço nesta segunda-feira (15). O fato ocorreu em sua casa, que...

Fama e Famosos

Ana Akiva, de 36 anos, era uma pastora que se afastou da igreja para se tornar uma modelo de conteúdo adulto nas plataformas Privacy...

Mundo Gospel

Morreu na tarde desta quinta-feira (14), o comunicador e radialista Osvaldo Roberto, na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O profissional...