A Rede Globo foi a campeã de verbas publicitárias do governo federal em 2023, recebendo mais do que todos os outros 21 grupos de mídia juntos. Segundo dados da Secretaria de Comunicação Social (Secom), divulgados pela revista Veja, a emissora dos Marinho faturou R$ 66,1 milhões com propagandas oficiais até outubro deste ano, o que corresponde a 62,5% do total de R$ 105,8 mi gastos pelo governo Lula com publicidade na televisão.
Em segundo lugar ficou a TV Record, com R$ 16,4 mi, seguida pelo SBT, com R$ 13,3 mi. Os demais 21 grupos de mídia somaram R$ 39,7 milhões, ou seja, 37,5% do total. A Rede Globo recuperou a liderança que havia perdido durante o governo Bolsonaro, quando a Record foi a preferida do Planalto, recebendo R$ 272,2 milhões entre 2019 e 2022. No mesmo período, a Globo recebeu R$ 263,6 mi e o SBT, R$ 232,2 mi.
Na gestão anterior, as três maiores emissoras do país tiveram uma distribuição mais equilibrada das verbas publicitárias. Entre as 10 principais, o governo Bolsonaro gastou R$ 922.229.436 de 2019 a 2022. Desse montante, a Record ficou com 29,5%, a Globo com 28,5% e o SBT com 25,1%.