O número de senadores que apoiam o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a 36. Esse levantamento foi realizado pela oposição no Congresso Nacional, que está pressionando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que o pedido seja levado à votação no plenário.
Entre os senadores que fazem parte da base aliada do governo, destacam-se Alessandro Vieira (MDB-SE), Lucas Barreto (PSD-AP) e o vice-líder do governo no Senado, Jorge Kajuru (PSD-MG). Apesar de não terem assinado o pedido de impeachment, eles terão a função de julgar o caso, caso o processo seja levado adiante.
O pedido de impeachment, apelidado de “superpedido”, foi assinado por 153 deputados e conta com o apoio de 1,5 milhão de cidadãos. A iniciativa ganhou força após a revelação de que um assessor de Moraes teria solicitado de forma extraoficial relatórios do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fundamentar decisões relacionadas ao inquérito das fake news.
As acusações contra o ministro incluem abuso de poder, prevaricação, uso inadequado da prisão preventiva, desrespeito ao devido processo legal e violações de direitos constitucionais e políticos. A oposição também aponta a existência de monitoramento ilegal de ativistas de direita, bloqueio de contas bancárias e o encerramento de perfis em redes sociais no Brasil.
VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:
PRIVILÉGIO OU INJUSTIÇA? DEBORA SANTOS NÃO TEVE O MESMO QUE DEOLANE E ADRIANA ANSELMO TEVERAM.