Estamos em plena campanha eleitoral e já partindo para a retal final da corrida na disputa pela cadeira de prefeito de Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado baiano. Em uma corrida como esta, principalmente quando vai partindo para reta final, o que não falta é atropelo, histórias inusitadas, promessas surpreendentes e até mentiras, ou como é bastante conhecido atualmente como fake News.
A mais recente envolve notícias divulgadas nas redes sociais, as quais indicam o apoio declarado pelo pastor Jeremias Gomes, líder da Comunidade Ágape, à candidatura do deputado federal Zé Neto (PT), que concorre à prefeitura de Feira de Santana, e de seu vice, Sandro Nazireu (PODEMOS).
De acordo com a assessoria de comunicação da campanha do petista, o pastor Jeremias estaria à frente de mais de 100 igrejas evangélicas na cidade, fato que naturalmente chamou a atenção. Apoios religiosos em campanhas eleitorais são comuns, mas o número de congregações mencionadas deixou muitos intrigados.
A Assembleia de Deus de Feira de Santana (ADEFS) hoje é a maior denominação da cidade e conta com 164 igrejas e aproximadamente 17 mil membros. Se as informações que foram passadas sobre a igreja do pastor Jeremias forem verdade, ela está quase no nível da ADEFS e outras como Universal do Reino de Deus, Quadrangular e etc.
Investigação revela inconsistências
A equipe do site A Veracidade, liderada pelo jornalista e radialista Fábio Negriny entrou em campo para investigar e descobrir a veracidade dos fatos. A equipe consultou diversas associações de pastores e ministros evangélicos em Feira de Santana. O resultado foi surpreendente: nenhuma das organizações contatadas reconhece a existência de um ministério tão expressivo liderado por Jeremias Gomes. Nem mesmo as maiores denominações, como a Igreja Universal do Reino de Deus e a Assembleia de Deus, que têm grande presença na cidade, possuem números tão elevados.
De acordo com a investigação, as alegações não condizem com a realidade. A equipe também descobriu que o líder das “100 igrejas” já tem um histórico na vida política. Ele concorreu a uma vaga de vereador em 2020 pelo partido Patriota, obtendo apenas 132 votos. Depois dessa, só nos resta fazer as seguintes perguntas: Onde estão as “100 igrejas”? A popularidade é fake ou verdadeira?
O site tentou entrar em contato com o pastor Jeremias Gomes para esclarecer a situação e obter mais detalhes sobre as supostas 100 igrejas que ele lidera, mas não obteve respostas.
VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:
VAZA VÍDEO DE MALAFAIA E CLIMA FICA TENSO ENTRE O PASTOR E PABLO MARÇAL