Cerca de 156 milhões de eleitores brasileiros estão prontos para votar neste domingo (6), elegendo prefeitos e vereadores em 5.569 cidades do país. Na capital paulista, mais de 9 milhões de pessoas estão aptas a participar do pleito.
Horário de votação
As urnas estarão disponíveis das 7h às 17h, com horário unificado em todo o Brasil desde as eleições presidenciais de 2022. Para regiões com fusos horários diferentes, como o Acre, a votação será ajustada para ocorrer das 6h às 15h. A Justiça Eleitoral estima que os resultados finais serão divulgados em até duas horas após o encerramento das votações.
Números de candidatos e possibilidade de segundo turno
No total, 463 mil candidatos participam desta eleição, sendo 15.573 para o cargo de prefeito e cerca de 431 mil disputando vagas nas Câmaras Municipais, que possuem um total de 58 mil cadeiras. Em cidades com mais de 200 mil habitantes, caso nenhum candidato alcance a maioria dos votos, haverá um segundo turno entre os dois mais votados. A data para essa nova etapa está marcada para 27 de outubro.
Como localizar o local de votação
Os eleitores podem consultar seus locais de votação através do aplicativo e-Título ou acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em algumas cidades, houve mudanças nos locais de votação devido a obras ou desativação de prédios.
Documentos necessários para votar
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Entre as opções aceitas estão: e-Título (se com foto), RG, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, CNH, e carteiras profissionais regulamentadas por lei. Caso o eleitor use o e-Título sem foto, é obrigatório apresentar outro documento com foto para validar o voto.
Proibições e permissões no dia da votação
O uso de celulares dentro da cabine de votação é proibido e pode ser considerado crime eleitoral. No entanto, o eleitor pode levar uma “cola” com os números de seus candidatos para facilitar a votação.
No dia da eleição, é permitido o uso de camisetas, adesivos, broches e bandeiras de candidatos. No entanto, é proibida a aglomeração de pessoas vestindo ou utilizando materiais de propaganda eleitoral em grupo.
VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:
VAZA VÍDEO DE MALAFAIA E CLIMA FICA TENSO ENTRE O PASTOR E PABLO MARÇAL