Na tarde desta terça-feira (25), o desembargador aposentado Sebastião Coelho, que atua como advogado de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi detido pela Polícia Judicial do Supremo Tribunal Federal (STF). A detenção ocorreu após manifestações consideradas ofensivas e por desacato ao tribunal.
Ocorrência e liberação
Conforme informações da assessoria do STF, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, determinou a lavratura de um boletim de ocorrência devido ao desacato. No entanto, após a formalização do registro, Coelho foi liberado.
Confusão no plenário
O incidente teve início quando Sebastião Coelho tentou acompanhar um julgamento sem ter realizado o credenciamento prévio exigido para advogados. Ao ser impedido de entrar, ele expressou sua insatisfação em voz alta, chamando a situação de “arbitrária” e interrompendo brevemente a sessão conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes. Diante da perturbação, agentes de segurança retiraram o advogado do local.
Críticas ao STF
Do lado de fora, Sebastião Coelho conversou com jornalistas e criticou a condução do tribunal. Ele afirmou que aguardou para entrar na sessão, mas foi impedido, mesmo havendo cadeiras vazias no plenário.
“Vi vários lugares vazios dentro daquele plenário. Isso me causou grande revolta”, declarou.
Após ser direcionado para a sala da Segunda Turma, onde poderia acompanhar a sessão por meio de um telão, Coelho optou por deixar o local. O desembargador aposentado também anunciou que levará o caso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).