Entre 2023 e 2024, a Rede Globo foi a principal beneficiada pelos investimentos publicitários do governo federal por meio da Secretaria de Comunicação (Secom). O valor total recebido pela emissora e suas afiliadas chegou a R$ 177,2 milhões, superando o montante pago durante os quatro anos da gestão Bolsonaro, que totalizou R$ 177 milhões.
Aumento Expressivo em 2024
Nos primeiros dez meses de 2024, a Globo já embolsou R$ 87,2 milhões em contratos publicitários, ultrapassando os R$ 86,3 milhões pagos à emissora em 2022, último ano de governo Bolsonaro e o período em que mais recebeu do Palácio do Planalto.
Globo Lidera Investimentos Publicitários
De janeiro a outubro de 2024, a Globo concentrou 53% dos R$ 164,4 milhões destinados pelo governo federal às principais redes de televisão. Esse percentual representa mais do que a soma dos valores recebidos por outras 17 emissoras no mesmo período.
Em 2023, o cenário foi semelhante: a Globo faturou R$ 130,5 milhões, superando os R$ 127 milhões que o governo Bolsonaro destinou a todas as redes de TV do país em 2019.
Record em Segundo Lugar, Mas Com Menor Participação
A Record TV ficou na segunda posição em 2024, recebendo R$ 35,8 milhões da Secom, abaixo dos R$ 41,1 milhões obtidos em 2023. Esses valores representam menos de um terço do que foi destinado à Globo em ambos os anos.
Nos primeiros anos da gestão Bolsonaro, a emissora do bispo Edir Macedo liderou o recebimento de verbas publicitárias, mas perdeu protagonismo no final daquele governo e viu sua participação diminuir ainda mais após o retorno de Lula à presidência.
Outras Emissoras no Top 5
Além de Globo e Record, o ranking das emissoras mais contempladas em 2024 inclui o SBT (R$ 23,2 milhões), o Grupo Bandeirantes (R$ 11,7 milhões) e a RedeTV! (R$ 2,1 milhões). Apesar de menores, os valores reforçam o papel dessas emissoras no cenário publicitário federal.