Conecte-se conosco

Política Nacional

Senador Jorge Seif solicita asilo político aos EUA para Alexandre Ramagem após detenção

Publicado

em

O senador Jorge Seif formalizou um pedido junto à embaixada dos Estados Unidos em Brasília solicitando asilo político para o ex-deputado Alexandre Ramagem. A iniciativa ocorre após a detenção de Ramagem em território americano por questões migratórias.

De acordo com o parlamentar, foi protocolado o Ofício nº 013/2026, no qual são apresentados argumentos relacionados à prisão do ex-deputado pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas. A detenção aconteceu em Orlando, na Flórida.

Em manifestações públicas, Seif também destacou o apoio de outros congressistas brasileiros, que assinaram um documento direcionado ao governo dos Estados Unidos reforçando o pedido de asilo político. Segundo ele, a adesão de mais parlamentares pode fortalecer a solicitação.

Ramagem deixou o Brasil em setembro do ano anterior, período em que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos de prisão por envolvimento em tentativa de golpe de Estado. Investigações da Polícia Federal apontam que sua saída ocorreu antes da conclusão do julgamento.

No início de 2026, o Ministério da Justiça comunicou ao STF que havia iniciado o processo de extradição do ex-deputado. O pedido foi encaminhado ao governo norte-americano por meio da embaixada brasileira em Washington no final de 2025.

Além disso, o ministro Alexandre de Moraes determinou a inclusão do nome de Ramagem na lista de difusão da Interpol, ampliando o alcance internacional das medidas judiciais contra ele.

Enquanto esteve fora do país, Ramagem também enfrentou sanções administrativas. Após a perda de seu mandato parlamentar em dezembro, a Câmara dos Deputados cancelou seu passaporte diplomático e, por ordem do STF, houve bloqueio de seus salários.

O caso envolvendo Alexandre Ramagem ganha novos desdobramentos com o pedido de asilo político apresentado por Jorge Seif. Paralelamente, o processo de extradição segue em tramitação, enquanto autoridades brasileiras mantêm medidas judiciais e administrativas contra o ex-deputado. O desfecho dependerá das decisões das autoridades norte-americanas e da evolução dos trâmites internacionais.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();