Conecte-se conosco

Eleições 2026

Prorrogação da votação no Brasil relembra episódio eleitoral na Venezuela em 2015

Publicado

em

A decisão de ampliar o horário de votação no Brasil neste domingo (25), tomada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), trouxe à memória um episódio ocorrido na Venezuela em 2015. Naquele ano, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) também autorizou a extensão do período de funcionamento das seções eleitorais. A medida ocorreu em uma eleição que terminou com uma derrota significativa do chavismo e uma vitória expressiva da oposição.

No Brasil, a determinação de Cristiano Zanin estabeleceu que as urnas que ainda estivessem em funcionamento poderiam receber eleitores até as 19h, seguindo o horário de Brasília. A medida foi tomada depois de um pedido apresentado pela campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que alegou problemas relacionados ao transporte público.

A decisão, entretanto, não determinou a retomada da votação em locais onde as urnas já haviam sido encerradas. A extensão ficou restrita às seções que ainda permaneciam abertas.

Um cenário semelhante ocorreu na Venezuela em 6 de dezembro de 2015. Naquele pleito, o Conselho Nacional Eleitoral decidiu acrescentar uma hora ao período de votação. O encerramento, inicialmente previsto para as 18h, foi levado até as 19h, ou até que os eleitores que permanecessem nas filas conseguissem votar.

Segundo a então reitora do CNE, Sandra Oblitas, a decisão ocorreu diante de informações de que determinadas seções eleitorais estariam iniciando o fechamento sem conferir se ainda havia pessoas aguardando para exercer o direito de voto.

O resultado daquela eleição venezuelana, porém, teve grande impacto político. A coalizão de oposição MUD alcançou 7,7 milhões de votos, correspondentes a 56,21% da votação, e conquistou 109 cadeiras na Assembleia Nacional.

Já o Grande Polo Patriótico Simón Bolívar, ligado ao governo de Nicolás Maduro, recebeu aproximadamente 5,2 milhões de votos, o equivalente a 37,85%, garantindo 55 assentos no Legislativo.

Com esse desempenho, a oposição alcançou uma maioria de dois terços na Assembleia Nacional e interrompeu, naquele momento, uma sequência de 16 anos de domínio chavista no Legislativo venezuelano.

A comparação entre os dois episódios está relacionada à decisão de ampliar o período disponível para a votação. No caso venezuelano de 2015, a extensão do horário antecedeu uma derrota histórica do chavismo e a conquista de uma ampla maioria parlamentar pela oposição.

Após o resultado, Nicolás Maduro reconheceu publicamente a derrota de seu partido e declarou aceitar os números oficiais. Ao mesmo tempo, atribuiu o resultado negativo para seu grupo político à chamada “guerra econômica” contra seu governo.

Assim, embora os contextos políticos sejam distintos, a prorrogação do horário eleitoral no Brasil neste domingo resgata um precedente internacional que ficou marcado por uma mudança relevante no cenário político da Venezuela.

ASSISTA AO VÍDEO:

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();