A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu um grande passo para reduzir a fila de espera por consultas e exames, registrando mais de 15 mil novos cadastros. Com esse avanço, 70% dos procedimentos já foram agendados e muitos já realizados, incluindo exames de alta complexidade, como tomografias.
Compromisso com a saúde
Desde o início do mandato, o prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou a meta de eliminar a fila de espera dentro de 100 dias. Em apenas um mês de trabalho, foram cadastrados 15.207 pacientes, dos quais 11.035 já tiveram seus procedimentos agendados, representando mais de 70% da demanda.
“Assumi o meu mandato com o compromisso de zerar a fila de exames e consultas em 100 dias. Hoje, com 30 dias de trabalho, realizamos 15.207 cadastros. Destes já agendamos 11.035 procedimentos, ou seja, mais de 70% das solicitações de exames e consultas. Isso é o reflexo de uma equipe de saúde comprometida e dedicada”, afirmou o prefeito.
Ampliação de vagas sem sobrecarga
Para viabilizar o mutirão, a Prefeitura de Feira de Santana criou novas vagas sem impactar negativamente o sistema municipal de saúde.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que todos os exames de tomografia referentes à demanda de 2024 já foram concluídos. Além disso, exames de maior custo, como ressonâncias magnéticas, também estão sendo programados para atendimento.
“Graças ao empenho da gestão municipal, conseguimos marcar mais de 11 mil exames e consultas. Ainda temos 30% dos cadastros pendentes, mas estamos avançando rapidamente para garantir o atendimento a todos”, ressaltou Matos.
Atendimento ágil e acessível
O mutirão teve início em 8 de janeiro e seguiu até o dia 23 do mesmo mês, período em que pacientes puderam realizar o cadastro em todas as policlínicas municipais. Essa estratégia garantiu um acesso mais facilitado aos serviços de saúde, sem gerar transtornos para a população.
A gestão municipal também está implementando medidas para reduzir o número de faltas às consultas e exames agendados, garantindo que os pacientes compareçam e tenham o atendimento necessário.