Brasil

PF Investiga Sindicato de aposentados ligado a irmão de Lula por Fraudes milionárias no INSS

Publicado

em

O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) está no centro de uma investigação da Polícia Federal (PF) que apura um possível esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os dirigentes da entidade está José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atual vice-presidente do sindicato.

De acordo com as investigações, o Sindnapi apresentou um crescimento expressivo tanto no volume de descontos em folha de pagamento quanto na sua receita anual. Entre 2020 e 2021, o valor descontado dos associados subiu 78%. Já a arrecadação saltou de R$ 17,8 milhões em 2016 para impressionantes R$ 90,5 milhões em 2023.

Outro dado que chamou atenção foi o número crescente de aposentados solicitando o desligamento da entidade junto ao INSS. Em janeiro de 2024, houve cerca de 20 mil pedidos de exclusão, mesmo com o Sindnapi mantendo 276,9 mil associados ativos no período.

A operação da PF resultou no pedido de cancelamento da parceria formal entre o Sindnapi e o INSS, alegando risco à integridade dos segurados. A solicitação foi aceita pela Justiça Federal, que determinou o encerramento do acordo de cooperação.

Em nota, o Sindnapi negou qualquer prática irregular e afirmou continuar trabalhando em defesa dos aposentados. Em entrevista ao Estadão, Frei Chico declarou ser favorável à investigação e defendeu a apuração de “toda a sacanagem” existente no INSS.


APOIE O NOSSO TRABALHO:

Contribua com o jornalismo independente.

Se você valoriza informações como esta, apoie nosso trabalho com qualquer valor através da chave PIX: euqueroapioar@gmail.com, ou escanei o QR CODE abaixo.

Juntos, fortalecemos a liberdade de imprensa e o acesso à verdade!


 

Clique para comentar

Tendência

Sair da versão mobile