O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um incidente doméstico neste sábado (19), em Brasília, que o levou a cancelar sua viagem planejada para a Rússia, que ocorreria na tarde deste domingo (20). Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, unidade da capital federal, após sofrer um corte na parte posterior da cabeça. A informação foi divulgada em boletim médico emitido pela instituição.
O boletim detalhou que Lula foi atendido no hospital em razão de um ferimento na região occipital, mais conhecida como nuca. O documento esclarece que, apesar do corte, o quadro de saúde do presidente não apresenta gravidade.
Leia também:
Segundo informações da TV Globo, o presidente precisou levar pontos para tratar o ferimento. Por orientação da equipe médica, Lula foi aconselhado a não realizar viagens aéreas de longa duração no momento, o que resultou no cancelamento de sua ida à Rússia. No entanto, o presidente continuará com suas atividades e compromissos habituais em Brasília.
A assessoria de comunicação da Presidência informou que, apesar do cancelamento da viagem, Lula participará da Cúpula do BRICS de forma remota, por videoconferência. A semana de trabalho do presidente seguirá normalmente no Palácio do Planalto. Durante a cúpula, estavam previstas reuniões com os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, que agora serão realizadas virtualmente.