Política Nacional

Gleisi Hoffmann responsabiliza Bolsonaro por queimadas no Brasil e critica cortes ambientais

Publicado

em

Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), apontou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como o principal culpado pelas queimadas que afetam várias regiões do Brasil. Em uma publicação nas redes sociais nesta quinta-feira, 19, ela destacou que o governo anterior promoveu significativos cortes no orçamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), enfraquecendo assim a proteção ambiental.

A líder petista também mencionou a declaração polêmica do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que usou a expressão “passar a boiada” ao falar sobre a flexibilização das leis ambientais durante a gestão Bolsonaro. As críticas de Gleisi surgem em meio a pressões enfrentadas pelo governo de Lula devido à resposta considerada insuficiente para conter os incêndios no país.

  1. Pastor presidente da Quadrangular se irrita e “estoura” o microfone no chão durante culto
  2. Vaza áudio de Malafaia e clima fica tenso entre o pastor e Pablo Marçal
  3. Glenn Greenwald rompe o silêncio e revela ameaças após série de reportagens sobre Alexandre de Moraes

Enfraquecimento das políticas ambientais

Segundo Hoffmann, Bolsonaro contribuiu diretamente para o agravamento das queimadas e do desmatamento, além de prejudicar as políticas de prevenção contra desastres climáticos. “Bolsonaro é o principal responsável pelo aumento das queimadas, do desmatamento e pelo enfraquecimento das nossas leis ambientais”, afirmou em um vídeo divulgado no Instagram.

Cortes nos recursos ambientais

Ainda em sua crítica, a presidente do PT ressaltou que Bolsonaro não só cortou mais da metade do orçamento destinado ao Ibama e ICMBio, como também se orgulhava de não realizar concursos públicos para novos servidores. O vídeo postado faz parte de uma entrevista concedida por Gleisi à CNN na quarta-feira, 19.

A reação da oposição

O discurso de Gleisi ocorre em um contexto onde a oposição cobra maior ação do governo Lula frente às queimadas, reacendendo o debate sobre a gestão ambiental do país.

VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:

VAZA VÍDEO DE MALAFAIA E CLIMA FICA TENSO ENTRE O PASTOR E PABLO MARÇAL

 

Tendência

Sair da versão mobile