De acordo com uma pesquisa realizada por Atlas Intel e divulgada pelo jornal A Tarde, nesta quarta-feira (25), ainda há uma indefinição em relação ao primeiro turno das eleições para a prefeitura de Feira de Santana. O levantamento revela que a menos de duas semanas para o pleito, o cenário político da cidade permanece incerto, com uma diferença estreita entre os dois principais concorrentes, o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil) e o deputado federal Zé Neto (PT).
Resultados da pesquisa
De acordo com o levantamento, José Ronaldo (União Brasil) aparece com 50,7% das intenções de voto, enquanto Zé Neto (PT) tem 45%. Carlos Medeiros (Novo) surge em um distante terceiro lugar, com apenas 1,6%. Já os votos brancos e nulos somam 2,7%. Curiosamente, o índice de eleitores indecisos é 0%, indicando que o eleitorado está bastante definido quanto às suas escolhas.
O candidato Zé Neto lidera entre os jovens de 16 a 24 anos, com 72% das intenções de voto nessa faixa etária. No entanto, José Ronaldo tem vantagem entre os eleitores que ganham entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, com 62,6% de apoio, além de concentrar 55,5% dos eleitores que recebem o Bolsa Família. Em relação à escolaridade, José Ronaldo domina entre os eleitores com ensino fundamental incompleto, com 66,3%, enquanto Zé Neto é o preferido (52,8%) entre aqueles que concluíram ou estão cursando o ensino médio.
Cenário apertado
Com a margem de erro da pesquisa estimada em 3 pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos, a diferença entre os candidatos ainda está dentro do limite técnico. Para Yuri Sanches, analista de risco político da Atlas Intel, a eleição em Feira de Santana está longe de ser definida. “José Ronaldo está próximo de vencer no 1º turno, mas devido à margem de erro e à dinâmica política, ainda não é possível cravar um resultado”, afirma Sanches. Ele também destaca que essa é uma das eleições mais competitivas da Bahia. “Apesar da chance de uma decisão no 1º turno, o suspense permanece no ar.”
Transferência de votos
Uma possível explicação para a vantagem de José Ronaldo pode ser atribuída aos votos herdados de candidatos que desistiram da corrida eleitoral. “Em abril, Pablo Roberto (PSDB) tinha 10,3% das intenções de voto, e Capitão Alden (PL), 5,1%. José Ronaldo conseguiu captar boa parte desses eleitores”, analisa Yuri Sanches.
Votos válidos e segundo turno
Nos votos válidos, José Ronaldo registra 52,1%, contra 46,3% de Zé Neto. Em um eventual segundo turno, a disputa seguiria acirrada, com José Ronaldo obtendo 51% das intenções de voto e Zé Neto, 45%. Essa margem de diferença mantém os candidatos tecnicamente empatados, uma vez que permanece dentro da margem de erro.
Detalhes da pesquisa
A pesquisa Atlas Intel foi realizada entre os dias 18 e 23 de setembro de 2024, com 798 eleitores de Feira de Santana. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-05542/2024.
VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:
VAZA VÍDEO DE MALAFAIA E CLIMA FICA TENSO ENTRE O PASTOR E PABLO MARÇAL