Eleições 2024

Desempenho do PT de Lula nas eleições municipais: Derrotas em capitais e queda no apoio popular

Published

on

No último domingo, dia 27, o Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, obteve um desempenho modesto nas eleições para cargos do Executivo em capitais brasileiras. Dos quatro candidatos que disputaram em nome do partido, apenas Evandro Leitão, em Fortaleza, saiu vencedor. A vitória, no entanto, foi apertada, com uma vantagem de pouco mais de 10 mil votos sobre André Fernandes, do Partido Liberal (PL).

Desempenho nas Capitais
Em outras capitais, os resultados foram menos animadores para o PT. Em Cuiabá, o candidato Lúdio Cabral foi derrotado por Abílio Brunini, também do PL, em um confronto direto. Em Porto Alegre, Maria do Rosário não conseguiu vencer o atual prefeito, Sebastião Mello, que foi reeleito. Já em Natal, a candidata Natália Bonavides não obteve sucesso frente a Paulinho Freire, do União Brasil, mesmo após a presença de Lula em um comício ao seu lado.

Derrotas de Candidatos Aliados
Além das derrotas dos próprios candidatos, o PT também sofreu revezes com aliados importantes. Em São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL, apoiado pelo PT, foi derrotado no segundo turno pelo atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, que conquistou a reeleição com uma ampla margem de votos. Nunes obteve 59,42% dos votos válidos, enquanto Boulos alcançou 40,58%.

Apesar do apoio financeiro e político expressivo do PT, com mais de R$ 44 milhões investidos na campanha de Boulos, a chapa PSOL-PT, que tinha Marta Suplicy como vice, não conseguiu atrair o suficiente do eleitorado paulista.

Comparação com Eleições Passadas
O resultado de 2024 reforça um padrão observado desde 2020, quando o PT já havia ficado de fora da lista de prefeitos eleitos nas capitais. Neste ano, mesmo com o partido no controle do governo federal, o PT conseguiu eleger apenas um prefeito de capital.

As eleições municipais de 2024 marcam um período de desafios para o PT, que, mesmo com a estrutura federal e recursos significativos, apresentou desempenho inferior ao esperado. A única exceção foi a vitória apertada de Evandro Leitão em Fortaleza, apontando para uma possível necessidade de revisão das estratégias eleitorais do partido nas próximas disputas.

Click to comment

Tendência

Sair da versão mobile