Brasil

Deputado propõe CPI para apurar fraudes bilionárias no INSS envolvendo sindicatos

Publicado

em

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) formalizou um pedido para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar sindicatos acusados de envolvimento em irregularidades no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A solicitação vem na esteira de uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) que revelou um suposto rombo de R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos, entre os anos de 2019 e 2024.

Entre os alvos da investigação está o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi/SF), que tem como vice-presidente o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A organização sindical foi alvo de mandados de busca e apreensão e acabou sendo descredenciada pelo governo.

Durante a operação, foram cumpridos 211 mandados judiciais em 14 estados e no Distrito Federal, além do bloqueio de bens que somam mais de R$ 1 bilhão. Seis pessoas acabaram presas, e o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo — e posteriormente pediu demissão.

Coronel Chrisóstomo defende que o Congresso Nacional precisa agir para proteger os direitos dos aposentados e garantir que a estrutura pública não seja usada em benefício de interesses escusos.

“Não podemos permitir que sindicatos utilizem a máquina pública para prejudicar justamente quem mais precisa de amparo”, afirmou o parlamentar.

O pedido de criação da “CPI das Fraudes no INSS” ainda está em fase de coleta de assinaturas, sendo necessário o apoio mínimo de 171 deputados federais para que possa ser instalada oficialmente.


EU QUERO APOIAR

🟡 Contribua com o jornalismo independente
Se você valoriza informações como esta, apoie nosso trabalho com qualquer valor via PIX: euqueroapoiar@gmail.com.
Juntos, fortalecemos a liberdade de imprensa e o acesso à verdade!


 

Clique para comentar

Tendência

Sair da versão mobile