Eleições 2024

Danilo Sampaio, genro de Lula, perde eleição de Barra dos Coqueiros e fica em terceiro lugar

Publicado

em

Na disputa pela Prefeitura de Barra dos Coqueiros, em Sergipe, o candidato Danilo Dias Sampaio (PT), genro do presidente Lula, ficou em terceiro lugar, conquistando apenas 3,26% dos votos válidos.

O vencedor foi Airton Martins (PSD), que obteve 49,3% dos votos, superando o atual prefeito Alberto Macedo (União Brasil), que ficou com 47,44%.

Candidatura Impugnada e Recursos

Danilo Dias Sampaio, que se apresenta como “Danilo de Lula” nas redes sociais, teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Apesar disso, ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seguiu com sua campanha até o julgamento final.

Na última terça-feira (1º), o TRE-SE confirmou a impugnação ao rejeitar o recurso da defesa. O motivo central foi o relacionamento de Sampaio com Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha mais velha de Lula. O tribunal considerou a ligação entre os dois como uma “união estável”, o que violaria a lei eleitoral.

Argumento da Defesa

A defesa de Sampaio argumenta que não se trata de união estável, já que o casal vive em cidades diferentes, e irá recorrer ao TSE para tentar reverter a decisão.

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, são inelegíveis cônjuges e parentes até o segundo grau de ocupantes de cargos do Executivo, a menos que disputem a reeleição.

VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:

VAZA VÍDEO DE MALAFAIA E CLIMA FICA TENSO ENTRE O PASTOR E PABLO MARÇAL

 

Tendência

Sair da versão mobile