O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher, começou o ano de 2025 com uma boa notícia: o estoque atual de leite humano está em níveis adequados para atender às necessidades dos bebês internados nas duas UTIs neonatais da unidade. Atualmente, o banco conta com 319 litros de leite pasteurizado e pronto para uso, uma situação muito diferente do cenário de 2024, quando o estoque chegou a ficar 43% abaixo do necessário para suprir a demanda.
Hospital Amigo da Criança e incentivo ao aleitamento materno
O Hospital da Mulher carrega o título de Hospital Amigo da Criança (IHAC), certificação que reconhece iniciativas para promover e incentivar o aleitamento materno. Durante o ano passado, a unidade realizou 176 visitas domiciliares para a coleta de leite humano, contando com a colaboração de 95 mães doadoras voluntárias.
Ações educativas e apoio às mães doadoras
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, o ano de 2024 foi marcado por diversas ações de sensibilização sobre a importância do leite materno. “Promovemos cursos de formação para novos colaboradores, além de capacitar toda a equipe do Hospital da Mulher no manejo do leite humano, conhecido como ‘alimento ouro’. Também organizamos atividades externas com as mães doadoras e campanhas na Casa de Parto Natural”, explicou Gilberte Lucas.
Distribuição de leite e impacto na saúde neonatal
Segundo Nadja Vieira, coordenadora do BLH, cada bebê internado nas UTIs neonatais e na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru consome, em média, 3 litros de leite humano a cada 24 horas. “A contribuição das mães doadoras é essencial para manter nosso estoque. Em dezembro, conseguimos coletar 87 litros de leite e distribuir 83 litros, beneficiando 152 bebês internados”, ressaltou Nadja Vieira.
Importância do aleitamento materno
O leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês, principalmente para aqueles que necessitam de cuidados intensivos. As doadoras desempenham um papel vital nesse processo, garantindo que esses recém-nascidos recebam os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e recuperação.