Conecte-se conosco

Política Nacional

Após pedir demissão, secretária de Anielle Franco detona governo Lula

Publicado

em

A atuação da comunicação do governo federal voltou a ser alvo de críticas, mesmo após mudanças recentes promovidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mais nova voz a se manifestar foi a da socióloga Márcia Lima, que deixou o cargo de secretária de Políticas Afirmativas no Ministério da Igualdade Racial nesta terça-feira (8).

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Márcia apontou que há uma deficiência grave na forma como o governo divulga os projetos e ações desenvolvidos por determinados ministérios, principalmente os voltados à área social. Segundo ela, a falta de visibilidade não é uma falha do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em si, comandado por Anielle Franco, mas da estratégia de comunicação do governo como um todo.

— A dificuldade não está na comunicação do ministério em si, mas sim na maneira como o governo comunica o trabalho que está sendo feito. E isso não afeta só o MIR, mas outras pastas também — destacou.

Agora nomeada diretora de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcia ressaltou que a comunicação atual do governo não condiz com o lema oficial da gestão petista, “União e Reconstrução”. Para ela, a estrutura com um grande número de ministérios compromete a integração entre as áreas e prejudica o alinhamento na divulgação de pautas conjuntas.

— Há um limite de articulação entre os ministérios. Com tantas pastas, fica mais difícil trabalhar propostas transversais. Em determinado momento, precisei mapear com quem exatamente dialogar — comentou.

Secom rebate e afirma que foco está nos resultados

Em nota oficial, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) respondeu às críticas e afirmou que está empenhada em fortalecer a integração entre os diferentes órgãos do governo. A Secom também enfatizou que a prioridade é garantir transparência e apresentar os resultados das ações públicas à população brasileira.

— O nosso compromisso é mostrar, de forma clara e acessível, os projetos em andamento e os impactos reais das políticas públicas na vida das pessoas. Os ministros atuam como porta-vozes, mas o protagonismo está nos resultados entregues — declarou a Secom.

A insatisfação com a comunicação do governo já vinha sendo registrada há meses. Em resposta às cobranças, o presidente Lula promoveu mudanças na chefia da área: em meados de janeiro, o publicitário Sidônio Palmeira substituiu Paulo Pimenta (PT-RS) no comando da comunicação institucional. A troca visava justamente melhorar a articulação e dar mais visibilidade às realizações do governo federal.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223