Conecte-se conosco

CPMI do INSS

“Careca do INSS” é transferido para a Papuda após investigação sobre fraudes em descontos indevidos a aposentados

Publicado

em

O lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele é apontado pela Polícia Federal como um dos principais operadores de um esquema de cobrança irregular de mensalidades associativas descontadas diretamente do benefício de aposentados e pensionistas do INSS, sem autorização dos titulares.

Preso desde o dia 12 de setembro na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, Careca do INSS é acusado de atuar como intermediário financeiro entre associações e empresas envolvidas nas fraudes. As investigações revelaram que empresas ligadas ao lobista desempenhavam papel essencial na movimentação dos valores obtidos de forma ilegal.

O caso veio à tona após uma reportagem do portal Metrópoles, que detalhou o funcionamento do esquema e os prejuízos causados a beneficiários do sistema previdenciário. Segundo a PF, os valores eram retidos mensalmente sem o consentimento das vítimas, o que caracteriza crime de estelionato e falsidade ideológica.

A defesa atual de Antonio Antunes confirmou que a transferência para o presídio ocorreu “nos últimos dias”. Até então, ele permanecia sob custódia da Polícia Federal.

O advogado Cleber Lopes, que representava o lobista, deixou o caso no dia 20 de setembro, alegando “motivos de foro íntimo”. Durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura as irregularidades, Lopes protagonizou momentos de tensão ao discutir com parlamentares que chamaram seu cliente de “ladrão”.

Com a ida para a Papuda, o Careca do INSS passa a cumprir prisão preventiva enquanto o caso segue em investigação. A Polícia Federal continua apurando o envolvimento de outras pessoas e entidades que possam ter participado do esquema. O episódio reforça a necessidade de fiscalização rigorosa sobre as associações que atuam junto a aposentados e pensionistas, evitando novos golpes e prejuízos aos beneficiários do INSS.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();