Conecte-se conosco

Brasil

Sanções dos EUA contra esposa de Moraes expõem divisão no STF sobre nota de apoio

Publicado

em

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de publicar uma nota em defesa de Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes, causou desconforto interno entre membros da Corte. O texto foi divulgado na segunda-feira (22), no mesmo dia em que o governo dos Estados Unidos anunciou sanções contra Viviane com base na Lei Magnitsky.

Bastidores de tensão no Supremo

Segundo informações de bastidores, ministros do STF relataram incômodo com a forma como a manifestação foi divulgada. A crítica principal é que o comunicado, publicado como se fosse um posicionamento institucional, não foi previamente debatido entre os magistrados.

Alguns ministros afirmam que uma manifestação individual de Moraes teria sido suficiente. Outros consideram que o tom da nota poderia ter sido mais moderado, evitando interpretações de caráter político. Essa percepção ganhou força diante da repercussão internacional do caso.

Sanções impostas pelos Estados Unidos

O anúncio das medidas partiu do Departamento do Tesouro norte-americano, que incluiu Viviane Barci e a empresa Lex — Institutos de Estudos Jurídicos, da qual ela e os filhos são sócios, na lista de sanções.

De acordo com a justificativa do governo dos EUA, Alexandre de Moraes estaria conduzindo uma “campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias e processos politizados”, incluindo ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O comunicado reforça que Washington continuará mirando indivíduos que ofereçam apoio material ao ministro.

Entre as consequências, os sancionados ficam proibidos de manter contas bancárias em território americano ou acessar cartões de crédito das principais bandeiras que operam no país.

A aplicação da Lei Magnitsky contra a esposa de Moraes e a reação imediata do STF abriram espaço para divergências internas na Corte, expondo a dificuldade em equilibrar manifestações institucionais com o cenário político sensível que envolve o ministro. O episódio também evidencia como as tensões entre Brasil e Estados Unidos podem ganhar novos contornos a partir dessas medidas.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();