Conecte-se conosco

Brasil

Gilmar Mendes diz que ofensas pessoais e xingamentos não encontram amparo jurídico

Publicado

em

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, comentou neste domingo (7) sobre a condenação de um cidadão que o ofendeu durante um voo entre Lisboa e Brasília, ocorrido em 2019. Em publicação nas redes sociais, o magistrado destacou que manifestações de discordância são parte fundamental da democracia, mas ressaltou que insultos e agressões verbais ultrapassam os limites garantidos pela legislação.

Entendimento do ministro sobre liberdade de expressão

Ao abordar o caso, Gilmar Mendes enfatizou que divergências de opinião são importantes para o desenvolvimento da sociedade e para o fortalecimento do debate público. No entanto, segundo ele, essas manifestações devem ocorrer dentro de parâmetros de respeito e civilidade, preservando a dignidade das pessoas e das instituições.

O ministro explicou que o autor das ofensas foi submetido a um processo judicial no Distrito Federal, durante o qual teve assegurados os direitos ao contraditório e à ampla defesa. Ao final da ação, houve condenação por parte da Justiça.

Indenização será destinada a entidades beneficentes

Como resultado da decisão judicial, foi estabelecido o pagamento de uma indenização de forma parcelada. A primeira parcela foi fixada em R$ 31 mil.

De acordo com Gilmar Mendes, após o encerramento do processo, o condenado solicitou autorização para quitar o valor em prestações. Ao concordar com o pedido, o ministro requereu que toda a quantia fosse direcionada a duas instituições sem fins lucrativos que desenvolvem relevantes atividades sociais.

Os recursos serão destinados à APAE de Diamantino e ao Instituto Migrações e Direitos Humanos, entidades reconhecidas por suas ações de apoio à população.

Destinação social dos recursos

Segundo o magistrado, a decisão de encaminhar a indenização às instituições teve como objetivo contribuir com organizações que realizam trabalhos de interesse coletivo e impacto social. Dessa forma, os valores pagos em razão da condenação serão revertidos para iniciativas beneficentes voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();