Conecte-se conosco

Política Nacional

Zema critica decisão de Moraes sobre Lei da Dosimetria e cobra reação do Senado

Publicado

em

O ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fez duras críticas neste sábado (9) à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a aplicação da chamada Lei da Dosimetria relacionada aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Apontado como possível pré-candidato à Presidência da República, Zema utilizou as redes sociais para questionar a medida adotada pelo magistrado e afirmou que o Congresso Nacional estaria sendo desrespeitado pela decisão judicial. Segundo o político mineiro, o Senado Federal precisa reagir diante do que classificou como excesso de poder por parte do STF.

Zema critica atuação do STF

Na publicação feita na rede X, o ex-governador declarou que a decisão de Moraes enfraquece a democracia e ignora a vontade popular expressa por meio dos representantes eleitos no Congresso Nacional.

Zema também afirmou que pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro estariam sendo alvo de perseguição judicial e disse que o Senado não pode permanecer inerte diante das decisões tomadas pela Suprema Corte.

A manifestação ocorre em meio ao debate político e jurídico sobre a constitucionalidade da nova legislação aprovada pelo Congresso.

Entenda o que prevê a Lei da Dosimetria

A Lei da Dosimetria foi promulgada após parlamentares derrubarem um veto presidencial. O texto estabelece mudanças em regras relacionadas à progressão de regime e remição de pena para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Além disso, a norma prevê possibilidade de redução de pena em situações classificadas como crimes cometidos em “contexto de multidão”.

Moraes suspende aplicação da lei

Na decisão divulgada neste sábado, Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata da aplicação da lei até que o plenário do STF conclua o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7.966 e 7.967.

De acordo com o ministro, a medida busca garantir segurança jurídica enquanto a Corte analisa se a legislação está de acordo com a Constituição Federal.

O tema deve continuar gerando repercussão no meio político e jurídico, especialmente entre parlamentares da oposição e integrantes do governo federal.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();