Nesta sexta-feira (20), o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi detido pela Polícia Militar durante uma operação de desocupação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A intervenção ocorreu após um conflito entre os policiais e os estudantes que ocupam o campus principal da instituição.
A ordem de desocupação foi emitida pela Justiça, que autorizou o uso da força policial para remover os ocupantes, após o término do prazo de 24 horas estipulado para a saída voluntária. Os estudantes estão ocupando a Uerj há 56 dias, em protesto contra mudanças nas regras de concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil.
A juíza Luciana Lopes, da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), determinou que a ação fosse conduzida com o “uso de força policial suficiente e necessária” para garantir a desocupação dos prédios da universidade.
Além disso, a magistrada impôs uma multa diária de R$ 10 mil aos envolvidos na ocupação, incluindo quatro estudantes e um funcionário da Uerj. Para garantir o cumprimento da medida, foi ordenado o bloqueio desse valor nas contas bancárias dos réus citados no processo de reintegração de posse.
VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:
VAZA VÍDEO DE MALAFAIA E CLIMA FICA TENSO ENTRE O PASTOR E PABLO MARÇAL