O valor dos combustíveis no Brasil é resultado de uma série de fatores que vão além do repasse feito pelos postos. A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) esclareceu que a precificação envolve tributação, custos de produção e distribuição, além da margem de revenda.
Lula afirmou que “o povo é, no fundo, assaltado pelo intermediário”. Além disso, sugeriu que a Petrobras deve buscar alternativas para baratear os valores, como a venda direta ao consumidor.
Tributação e Seus Impactos no Valor Final
Os impostos estaduais e federais têm um peso significativo no preço final dos combustíveis. Atualmente, incidem sobre a gasolina e o diesel tributos como o PIS/Cofins e a CIDE, além do ICMS, que recentemente sofreu reajuste. Confira os aumentos recentes:
- Gasolina e etanol: acréscimo de R$ 0,10 por litro, totalizando R$ 1,47.
- Diesel e biodiesel: aumento de R$ 0,06 por litro, chegando a R$ 1,12.
Esses valores representam uma parcela considerável do que o consumidor paga nos postos.
Cadeia de Produção e Distribuição
O setor de combustíveis envolve refinarias, distribuidoras e postos revendedores. As refinarias vendem o combustível para as distribuidoras, que fazem a adição de biocombustíveis e repassam os produtos para os postos. Por exemplo:
- A gasolina pura recebe 27% de etanol anidro antes de chegar às bombas, tornando-se gasolina C.
- O diesel passa pelo mesmo processo, recebendo 14% de biodiesel e sendo comercializado como diesel B.
Composição dos Custos
A formação do preço final da gasolina e do diesel é distribuída da seguinte forma:
Gasolina
- Preço nas refinarias: R$ 2,21 por litro (34,7% do valor total);
- Tributos federais e estaduais: R$ 2,16 por litro;
- Etanol anidro: R$ 0,88 por litro (13,8% do valor final).
Diesel
- Preço nas refinarias: R$ 3,03 por litro (46,8% do total);
- Tributos federais e estaduais: R$ 1,44 por litro;
- Biodiesel: R$ 0,85 por litro (13,2% do custo total).
Recentemente, a Petrobras elevou o preço do diesel em R$ 0,22 para as distribuidoras, impactando ainda mais o custo ao consumidor.
Margem de Lucro e Custos Operacionais dos Postos
A margem bruta dos postos de combustíveis gira em torno de 15%, sem contar o frete. Dessa porcentagem, é preciso cobrir despesas como:
- Salários e encargos trabalhistas;
- Aluguel e manutenção do estabelecimento;
- Contas de água, energia e outros custos fixos.
Impacto no Emprego e Arrecadação
O setor de revenda de combustíveis é um dos que mais empregam no Brasil, com aproximadamente 900 mil trabalhadores. Além disso, a arrecadação de impostos sobre combustíveis representa uma importante fonte de receita para os estados e para o governo federal.
Diante de todos esses fatores, a Fecombustíveis reforça que o aumento nos preços não é responsabilidade exclusiva dos postos de combustíveis. A alta carga tributária, os reajustes da Petrobras e os custos logísticos são componentes essenciais na formação do preço final, impactando diretamente o bolso do consumidor.