Na tarde desta quinta-feira (10), o pastor Silas Malafaia participou de uma entrevista ao vivo na GloboNews, onde abordou temas recentes relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante a conversa, Malafaia comentou sobre as críticas que havia feito à postura de Bolsonaro nas eleições municipais, acusando o ex-presidente de confundir seus apoiadores com um “apoio dúbio” no primeiro turno.
Direita em Evolução, Não Dividida
Malafaia afirmou que não há divisão na direita, destacando que divergências de opinião são naturais e fazem parte do processo de amadurecimento político. O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec) explicou que está promovendo um “choque de realidade” entre os aliados para fortalecer o movimento.
“Não tem direita rachada. Onde não existem controvérsias de opinião, eu fico com medo. (…) A direita vai junto contra qualquer cara da esquerda” declarou.
Críticas e Relacionamento com Bolsonaro
Quando questionado sobre sua relação com Bolsonaro após as críticas que fez ao ex-presidente em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Malafaia esclareceu que possui liberdade para apontar erros e acertos. Ele reconheceu que o tom de suas críticas pode ter incomodado, mas disse que ambos já resolveram a questão.
“Eu confrontei ele para despertá-lo. Eu sou aliado e vou continuar a ser. Eu sou da infantaria, eu sou do pau. Na hora da guerra, eu não me escondo, é só ver a minha história com ele. Então, ele não fez, nós não fizemos análise crítica. Ele reclamou, com muito direito, da minha veemência, do que eu falei, ele reclamou: “Pô, Malafaia, você pegou pesado demais, assim não, pô”. Aí, eu mostrei o outro lado, mas não teve discussão, nem análise… (…) Eu falo muito com ele no zap e daqui a pouco ele toma uma atitude. Eu tenho certeza que eu estou ajudando ele a pensar um pouco mais em próximas eleições. Sob postura de líder que ele é. É o maior líder da direita inconteste” afirmou o pastor.
Malafaia mencionou que frequentemente conversa com Bolsonaro por mensagens e acredita que suas observações ajudam o ex-presidente a pensar em estratégias futuras.
Liberdade para Pontuar
Sobre a dinâmica de seu relacionamento com Bolsonaro, o pastor reiterou que possui liberdade para se expressar de forma aberta e que o ex-presidente está sempre disposto a ouvi-lo.
“A conversa [com Bolsonaro] é rápida por zap. (…) No dia que saiu a matéria, eu já falei com ele porque eu tenho muita liberdade com Bolsonaro, de falar, de criticar. Ele aceita, ele é um cara que muita gente está enganada: “Ah, esse cara é um ditador, não aceita nada…”. Não. Ele me escuta muito. (…) Eu faço duras críticas pra ajudá-lo. Eu aprendi um ditado: “Amigo é aquele que diz que o outro está com mau hálito ” concluiu Malafaia.
Para o pastor, a verdadeira amizade se traduz em ser sincero, mesmo que seja para apontar algo desagradável, como um erro ou falha, o que, segundo ele, é fundamental para o crescimento de qualquer líder.