Conecte-se conosco

Brasil

Secretário afirma que EUA seguem mirando apoiadores de Alexandre de Moraes

Publicado

em

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira (22), a ampliação das sanções aplicadas no âmbito da Lei Global Magnitsky, atingindo agora a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e o Instituto Lex, entidade jurídica ligada à família.

As medidas foram confirmadas pelo Departamento do Tesouro dos EUA em comunicado oficial. Em julho, o próprio Moraes já havia sido incluído na lista de penalidades, e agora as ações foram estendidas a pessoas e organizações próximas ao magistrado.

Declarações do Tesouro americano

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, usou a rede social X para criticar diretamente o ministro brasileiro. Segundo ele, Moraes conduz “uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias e processos politizados”, além de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bessent reforçou que o governo Trump pretende manter o cerco a indivíduos e instituições que, na visão de Washington, oferecem apoio material ao ministro brasileiro, acusado de violar direitos humanos.

Contexto das sanções

As sanções previstas na Lei Global Magnitsky permitem que os EUA bloqueiem bens, restrinjam transações financeiras e impeçam acesso ao sistema financeiro norte-americano de pessoas e entidades acusadas de corrupção ou abusos de direitos humanos.

A inclusão de Viviane Barci de Moraes e do Instituto Lex amplia a pressão diplomática sobre o Brasil em meio às críticas à atuação de Alexandre de Moraes no STF, especialmente no campo da liberdade de expressão e processos envolvendo opositores políticos.

Com a decisão desta segunda-feira, Washington sinaliza que pretende manter o foco sobre figuras próximas a Moraes. O movimento aprofunda as tensões diplomáticas e reacende o debate sobre a influência dos EUA em temas internos da política brasileira.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();