Conecte-se conosco

Política Nacional

Romeu Zema reage duramente a Gilmar Mendes e diz não se intimidar: veja a resposta

Publicado

em

O ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, respondeu publicamente às declarações do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e afirmou que não se sentiu intimidado. O episódio marca mais um capítulo de atritos entre lideranças políticas e integrantes da Suprema Corte, com críticas diretas de ambos os lados.

Zema utilizou as redes sociais para rebater as falas do ministro, adotando um tom firme e duro. Segundo ele, Gilmar Mendes estaria acostumado a pressionar políticos ligados ao que chamou de “velha política”, mas afirmou que não se encaixa nesse perfil e que não cederá a intimidações.

“Você pode estar acostumado a ameaçar seus amiguinhos da velha política que jogam tudo pra debaixo do tapete e resolvem nas escondidas. Comigo é diferente. Não vai me intimidar desse jeito não” escreveu em uma postagem no Instagram

Na mesma publicação, o ex-governador compartilhou uma entrevista em que questiona a postura do magistrado. Zema sugeriu que uma decisão favorável do STF ao estado de Minas Gerais teria sido interpretada como uma espécie de “favor”, o que, segundo ele, implicaria uma expectativa de alinhamento político futuro.

O político também levantou dúvidas sobre a motivação de decisões judiciais, insinuando que, em alguns casos, poderiam existir interesses por trás de julgamentos favoráveis. As declarações ampliaram o tom de confronto com o tribunal.

Do outro lado, Gilmar Mendes havia criticado o comportamento de Zema, apontando incoerência em seu discurso. O ministro destacou que o ex-governador recorreu diversas vezes ao STF em situações administrativas, especialmente quando decisões da Corte garantiram funcionamento financeiro do estado ou supriram lacunas legislativas.

Segundo Mendes, há contradição quando atores políticos utilizam o tribunal em momentos de necessidade, mas passam a atacá-lo quando decisões contrariam seus interesses. Ele também criticou o uso de expressões como “ativismo judicial” para desqualificar decisões da Corte.

A troca de críticas ganhou ainda mais intensidade após declarações recentes de Zema em um evento em São Paulo, onde defendeu medidas duras contra ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, no contexto de investigações envolvendo o Banco Master.

O embate entre Romeu Zema e Gilmar Mendes evidencia o clima de tensão crescente entre parte da classe política e o Supremo Tribunal Federal. As críticas mútuas reforçam o cenário de polarização institucional, em que decisões judiciais e posicionamentos políticos passam a ser questionados publicamente, elevando o nível de confronto no debate nacional.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();