Conecte-se conosco

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e encerra domínio de quase 20 anos da esquerda

Publicado

em

O cenário político da Bolívia entrou em uma nova fase neste domingo (19), com a vitória do candidato de centro-direita Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão (PDC), no segundo turno presidencial. A apuração preliminar do Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia (TSE) aponta uma vantagem considerada irreversível sobre seu adversário, Jorge Quiroga, da Alianza Libre. A posse está prevista para 8 de novembro.

Com 97% das atas já processadas, o TSE garantiu alta confiabilidade nos números e informou que as três fontes de apuração utilizadas convergem para o mesmo resultado. A divulgação oficial deve ocorrer nos próximos dias, mas a vitória de Paz já é tratada como consolidada. Tanto ele quanto Quiroga reconheceram a lisura do pleito e se comprometeram a respeitar o resultado final.

Cerca de 8 milhões de bolivianos participaram dessa votação histórica, que levou dois candidatos de direita a um segundo turno — algo inédito no país nas últimas décadas. A vice-ministra de Comunicação, Gabriela Alcón, afirmou que o governo está pronto para uma transição “rápida, ordenada e democrática”.

O pleito marca o fim de quase 20 anos de hegemonia do Movimento ao Socialismo (MAS), partido fundado por Evo Morales. A mudança ocorre em meio a um quadro econômico delicado: inflação acima de 20%, escassez de combustíveis e produtos básicos, além de queda nas reservas internacionais. Esses fatores foram determinantes para o desgaste do atual governo e impulsionaram a candidatura de Paz.

Aos 55 anos, Rodrigo Paz traz um legado político familiar — é filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora — e construiu sua trajetória como senador e ex-prefeito de Tarija. Defensor de políticas liberais e descentralização administrativa, obteve forte apoio nos centros urbanos e entre eleitores insatisfeitos com o modelo estatista. Já Quiroga, ex-presidente entre 2001 e 2002, apostou em sua experiência política e em uma agenda voltada para a abertura internacional, mas não conseguiu reverter a vantagem do adversário.

A vitória de Rodrigo Paz representa uma guinada política significativa para a Bolívia, que se prepara para um novo ciclo de governo após quase duas décadas de domínio do MAS. O próximo presidente enfrentará o desafio de estabilizar a economia e reconquistar a confiança da população. O processo de transição começa oficialmente nos próximos dias, com expectativa de posse no início de novembro.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();