Conecte-se conosco

Falando Sobre o Assunto

Quando o governo pensa mais em arrecadar do que em governar

Publicado

em

Parece que, no Brasil de hoje, o povo vive para sustentar o Estado, e não o contrário. A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem dando provas, uma atrás da outra, de que a prioridade do Palácio do Planalto não é aliviar a vida do cidadão comum, mas sim aumentar o peso das costas de quem trabalha, produz e paga impostos.

A sanha arrecadatória do governo tem sido uma constante. A cada mês, surgem novas tentativas de aumentar tributos, taxas e obrigações para a população e para o setor produtivo. O episódio recente do aumento do IOF – felizmente barrado pelo Congresso Nacional – é apenas mais uma amostra de como essa gestão enxerga a sociedade: como uma fonte inesgotável de dinheiro. A pergunta que não quer calar é: até quando o brasileiro vai pagar por uma máquina pública cada vez mais inchada e ineficiente?

Viagens, luxos e milhões voando para fora

Enquanto o cidadão comum sofre para pagar a conta de luz, o gás de cozinha e o arroz que já virou artigo de luxo, o presidente da República e sua comitiva voam alto – literalmente. São dezenas de viagens internacionais, com diárias polpudas, hospedagens de luxo e gastos milionários em nome da diplomacia. Só que essa “diplomacia” custa caro, muito caro, e os resultados práticos dessas viagens são, na melhor das hipóteses, simbólicos.

Não é errado o presidente viajar, fazer acordos, representar o Brasil. Mas quando essas viagens se tornam rotina, esbanjando recursos públicos, enquanto o país enfrenta filas no SUS, escolas caindo aos pedaços e falta de investimentos em segurança e infraestrutura, o contraste é gritante e revoltante.

Governar não é só discursar – é priorizar

O governo Lula insiste no discurso de que “cuida dos pobres”, mas na prática tem penalizado justamente os mais vulneráveis com uma economia sufocante, preços altos e menos oportunidades. Governar não é apenas dar entrevistas ou se exibir em palanques internacionais – é tomar decisões difíceis, cortar na própria carne, reduzir gastos desnecessários e mostrar responsabilidade com o dinheiro de quem sustenta o país: o povo.

Fica a reflexão: quem governa para o povo, não castiga o povo.

Não podemos aceitar que a única solução apresentada seja sempre mais imposto, mais encargo, mais tarifa. A máquina pública precisa aprender a fazer mais com menos – como o povo brasileiro sempre fez. E o governo precisa, urgentemente, lembrar de quem realmente o colocou lá: o cidadão que acorda cedo, pega ônibus lotado, enfrenta fila em hospital e luta todo mês para não faltar comida na mesa.

É hora de menos viagens e mais trabalho de verdade. Menos discurso e mais ação concreta. Menos impostos e mais respeito com o pagador deles.

Edivaldo Santos é jornalista, radialista e comentarista político. Nesta coluna, ele opina com independência sobre os temas que afetam o Brasil e os brasileiros.
🔗 Leia mais em www.vejaaquiagora.com.br
📲 Siga a coluna “Falando Sobre o Assunto” também no Youtube: @vejaaquiagoranews

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();