Conecte-se conosco

Brasil

Procuradoria-Geral da República se posiciona contra devolução de passaporte de Jair Bolsonaro

Publicado

em

A Procuradoria-Geral da República (PGR) rejeitou, nesta quinta-feira (15), a solicitação feita pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para a devolução de seu passaporte. O pedido tinha como objetivo permitir que Bolsonaro comparecesse à cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, marcada para a próxima segunda-feira (20).

Argumentação da PGR

Em sua manifestação, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentou que a viagem não possui relevância pública, uma vez que Bolsonaro não desempenha atualmente um papel oficial que justifique sua presença na cerimônia americana.

“A viagem desejada pretende satisfazer interesse privado do requerente, que não se entremostra imprescindível. Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país. A situação descrita não revela necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública ”, pontuou Gonet em trecho do documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Decisão final nas mãos de Alexandre de Moraes

O parecer da PGR foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Caberá a ele decidir se aceita ou não a recomendação. Moraes pode negar o pedido, mantendo Bolsonaro no Brasil, ou autorizar a viagem, permitindo que o ex-presidente esteja nos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro.

Contexto da apreensão do passaporte

O passaporte de Jair Bolsonaro foi retido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024, por determinação de Alexandre de Moraes. A medida está ligada a uma investigação em curso sobre um possível plano de golpe de Estado, que teria como objetivo prolongar o mandato do ex-presidente.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223