Conecte-se conosco

Bastidores do Poder

Polícia Federal diz que Dias Toffoli é suspeito de corrupção passiva

Publicado

em

A investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) sobre fraudes bilionárias envolvendo o Banco Master ganhou novos desdobramentos. De acordo com informações divulgadas pela CNN Brasil, investigadores passaram a levantar a hipótese de possível prática de corrupção passiva por parte do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Até o momento, o magistrado não é formalmente investigado no caso, mas a apuração já alcançou a Suprema Corte.

Segundo a emissora, apesar das suspeitas mencionadas por agentes da PF, não há inquérito formal aberto contra Toffoli neste momento. Ainda assim, os investigadores estudam solicitar ao STF a quebra de sigilo do fundo Marítimo, que seria ligado a familiares do ministro.

A Polícia Federal também deve requerer novas diligências com o objetivo de rastrear a movimentação financeira do banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. A apuração busca esclarecer possíveis pagamentos ao ministro citados em conversas extraídas de celulares apreendidos do empresário.

As informações constariam em um relatório com aproximadamente 200 páginas, encaminhado ao presidente do STF, Edson Fachin. O documento reúne dados coletados ao longo da investigação sobre o esquema envolvendo o banco.

Ainda conforme a CNN Brasil, os autos do inquérito foram enviados ao Supremo após a identificação de indícios de possível prática criminosa atribuída ao ministro, supostamente relacionada a um processo sob sua relatoria.

Investigadores aguardam agora a atuação do novo relator do caso no STF, ministro André Mendonça. Integrantes da corporação avaliam positivamente sua condução em outros processos, como o caso das fraudes no INSS, considerando-o técnico e rigoroso.

Posição do ministro

Dias Toffoli tem negado repetidamente qualquer irregularidade. Após a conclusão do relatório da Polícia Federal, ele admitiu, pela primeira vez, que era sócio do grupo Marítimo, fundo citado nas investigações.

Nesta sexta-feira (20), o gabinete do ministro divulgou nota afirmando que ele “jamais integrou qualquer fundo de investimento”. O comunicado também informou que todos os questionamentos feitos pela Polícia Federal ao STF foram respondidos no âmbito da AS 244 e que o presidente da Corte, Edson Fachin, determinou o arquivamento do caso.

O caso envolvendo o Banco Master segue em fase de apuração e depende de decisões do Supremo Tribunal Federal para avançar. Embora haja suspeitas levantadas por investigadores, o ministro Dias Toffoli não é alvo formal de investigação neste momento e nega qualquer participação em irregularidades.

A possível quebra de sigilo e as novas diligências solicitadas pela Polícia Federal podem definir os próximos passos da investigação.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();