Conecte-se conosco

Falando Sobre o Assunto

O escândalo das fraudes no INSS: A maior vergonha nacional contra os pobres

Publicado

em

Quando o roubo atinge os mais vulneráveis, não estamos diante de um escândalo comum — estamos diante de uma covardia institucionalizada.

O Brasil já assistiu a muitos escândalos: Mensalão, Petrolão, e tantos outros que ficaram marcados na memória nacional. Mas o que está sendo revelado agora, envolvendo fraudes nos benefícios do INSS, supera todos em crueldade. Por quê? Porque, dessa vez, os alvos não foram grandes empresários ou políticos ricos — foram os aposentados, os pensionistas, os pobres, os que lutaram a vida toda para ter uma velhice digna.

Quando o Roubo Veste a Roupa da Inocência

Essas fraudes não foram apenas desonestas. Foram cruéis. Descontos indevidos, autorizações forjadas, enganos conscientes cometidos por sindicatos, associações e instituições que deveriam proteger os vulneráveis, mas que se tornaram braços de uma quadrilha sofisticada e bem articulada.

Pessoas humildes foram enganadas, tiveram seus dados usados sem consentimento e viram seus parcos salários serem reduzidos por algo que sequer sabiam que tinham “autorizado”. O nome disso não é só fraude — é traição.

A Tentativa de Manipular a Narrativa

Em pronunciamento oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou atribuir a origem do esquema ao governo de Jair Bolsonaro. Mas os dados, as investigações e os gráficos mostram outra realidade: o esquema já existia desde 2016 e ganhou força entre 2023 e 2024 — justamente sob seu atual governo.

É no mínimo curioso — ou cínico — que o presidente se apresente como aquele que “descobriu” o problema, enquanto um dos beneficiários diretos do esquema é ninguém menos que seu irmão, o Frei Chico. Qualquer cidadão de bom senso pergunta: como alguém descobre e denuncia uma fraude que envolve o próprio irmão? E logo Lula que já tem um longo histórico de corrupção, que chegou até ser preso, realmente iria fazer isso? Muito difícil né?

O Papel Omisso (ou Cúmplice?) da Imprensa Militante

Outro ponto revoltante é o silêncio de grande parte da imprensa. Jornalistas que deveriam estar cobrando, denunciando, pressionando o poder público, preferem “noticiar” friamente sem comentar duramente, sem protestar com veemência, sem ir a fundo e com rigor no assunto. Muitos são militantes travestidos de jornalistas, dependentes de verbas públicas ou contratos com o governo, tanto diretamente a eles, ou para a empresa para qual eles trabalham. Estão mais preocupados em manter a mamata do que defender o povo que diziam proteger.

A Verdade Escondida Pela Esquerda

Em 2019, o governo Bolsonaro sancionou uma medida provisória para combater essas fraudes no INSS. O que aconteceu? Foi sabotada no Congresso, principalmente por partidos de esquerda. Só o PT apresentou 253 emendas para desmontar a proposta. Hoje, esses mesmos partidos querem posar de salvadores da pátria. É no mínimo desonesto.

E mais: se o governo atual tem mesmo interesse em esclarecer tudo, por que não aceita a instalação de uma CPMI para investigar as fraudes? A resposta é clara: porque sabem o que será descoberto. E talvez não aguentem as consequências.

Conclusão: Um Grito Contra a Hipocrisia e a Injustiça

Este escândalo é uma mancha histórica. Não apenas por envolver dinheiro público, mas por atacar diretamente a dignidade dos mais pobres. O Brasil precisa parar de engolir narrativas prontas e começar a investigar, questionar, buscar a verdade. E isso começa com você, leitor. Não se deixe enganar.

Enquanto houver pobres sendo roubados, e poderosos encobrindo o roubo, esta coluna continuará falando. Porque aqui, falamos sobre o assunto, mesmo que doa.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223