A assessora parlamentar Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi a familiar do chefe do Executivo que mais esteve na sede do governo federal entre fevereiro de 2023 e março de 2025. Dados registrados na portaria do prédio indicam que ela entrou no local 52 vezes durante o período.
As informações foram obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e divulgadas pelo portal Metrópoles. O número de acessos de Lurian supera o registrado por outros familiares do presidente.
Lurian teve 52 acessos ao prédio do governo
De acordo com os registros, Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, aparece em seguida, com 18 entradas na sede do governo federal.
Lurian trabalha desde 2019 no gabinete do senador Rogério Carvalho (PT-SE). A localização do Senado, próxima ao centro administrativo do governo federal, teria contribuído para a frequência dos deslocamentos realizados pela assessora.
Durante suas atividades, Lurian apresentava a integrantes da administração federal demandas relacionadas a prefeituras de Sergipe.
Outro aspecto mencionado nos relatos é a atuação dela junto à Secretaria de Relações Institucionais. Segundo servidores, a assessora teria acessado o gabinete da pasta sem necessidade de agendamento prévio durante o período em que Alexandre Padilha comandava o ministério.
Outros familiares tiveram menos registros
Os dados da portaria também mostram uma presença consideravelmente menor de outros familiares de Lula no prédio principal do governo.
O filho mais novo do presidente, Luís Cláudio Lula da Silva, teve cinco entradas registradas no intervalo analisado. Já o neto Thiago Trindade aparece com 18 acessos.
Com isso, Lurian se destaca entre os familiares de Lula pelo número de visitas contabilizadas oficialmente no período de pouco mais de dois anos.
Atuação política em Sergipe
Além de trabalhar no gabinete de um senador, Lurian mantém ligação com questões relacionadas ao estado de Sergipe, especialmente demandas apresentadas por administrações municipais.
O marido dela, Danilo Dias Sampaio Segundo, também busca conquistar espaço no cenário político sergipano.
Os registros divulgados permitem dimensionar a frequência com que familiares do presidente estiveram na sede do governo federal durante o período analisado, com Lurian apresentando o maior número de acessos.
Os documentos obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que Lurian Lula foi a familiar do presidente com maior número de entradas na sede do governo federal entre fevereiro de 2023 e março de 2025. Foram 52 registros, contra 18 de Lulinha, cinco de Luís Cláudio e 18 do neto Thiago Trindade.
A atuação profissional de Lurian no gabinete do senador Rogério Carvalho e sua interlocução com integrantes do governo federal aparecem entre os elementos relacionados à sua presença frequente no local.