Connect with us

Política Nacional

Justiça do DF rejeita pedido do MP para condenar Jair Bolsonaro em caso de venezuelanas na eleição de 2022

Published

on

A 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal decidiu negar o pedido do Ministério Público do DF (MPDFT) que solicitava a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suas declarações envolvendo jovens migrantes venezuelanas durante a campanha presidencial de 2022. Bolsonaro havia feito comentários polêmicos na época, afirmando que “pintou um clima” com as adolescentes, o que gerou grande repercussão pública.

Acusações do MPDFT Contra Bolsonaro

O Ministério Público buscava uma indenização de R$ 30 milhões contra Bolsonaro, alegando que ele havia cometido “violações de direitos de crianças e adolescentes”. Entre as acusações, constava a incitação a gestos de arma entre crianças e a utilização de imagens de menores sem a devida autorização de seus responsáveis durante eventos de campanha.

Decisão do Juiz

O juiz Evandro Neiva de Amorim, responsável pelo caso, considerou o pedido do MPDFT improcedente. Em sua decisão, ele avaliou que, embora a fala de Bolsonaro pudesse ser considerada “infeliz e criticável”, ela foi interpretada como um comentário sobre a situação de vulnerabilidade social e migratória dos venezuelanos em meio à crise econômica do país.

O magistrado observou que as provas não foram suficientes para comprovar que o ex-presidente tinha a intenção de incitar discriminação ou insinuações de cunho sexual. Ele argumentou que as declarações, por si só, não caracterizam danos morais coletivos ou violação de direitos fundamentais.

“As declarações, por si só, não configuram violação de direitos fundamentais ou danos morais coletivos. Além disso, não foram apresentados elementos suficientes que demonstrem que essas falas causaram um impacto generalizado na sociedade ou comprometeram a dignidade das mencionadas adolescentes migrantes”, concluiu o juiz.

Reação de Bolsonaro

Após a decisão, Bolsonaro comentou o caso, alegando que enfrentou uma campanha de desinformação e afirmando que o “sistema” agiu contra ele intensamente.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223