Conecte-se conosco

Brasil

Julgamento de Roberto Jefferson tem início no STF nesta segunda-feira (9)

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (9) o julgamento do ex-deputado Roberto Jefferson. Ele responde a acusações como atentado ao exercício dos poderes, incitação ao crime, calúnia e homofobia. A análise, conduzida pelo relator Alexandre de Moraes, ocorre no plenário virtual e será concluída na sexta-feira (13).

Acusações e contexto

De acordo com o Ministério Público, as denúncias contra Jefferson têm base em entrevistas e postagens realizadas por ele nas redes sociais. O ex-parlamentar teria incentivado atos como a explosão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a invasão do Senado com o objetivo de agredir congressistas.

O MP também argumenta que Jefferson desempenhou um papel ativo em um grupo criminoso voltado a ataques às instituições públicas. Entre as acusações, estão a promoção de discursos antidemocráticos, o incentivo à polarização e o estímulo ao ódio social.

– O réu, por meio de manifestações reiteradas, demonstrou voluntariamente adesão a uma organização extremista com o objetivo de desacreditar o processo eleitoral, enfraquecer a confiança nas instituições e criar tensões na sociedade brasileira – afirma a acusação.

Prisão e contexto jurídico

Roberto Jefferson está preso preventivamente desde outubro de 2022, após receber agentes da Polícia Federal com tiros de fuzil e o uso de granadas. Esse episódio resultou no indiciamento do ex-deputado por quatro tentativas de homicídio.

A Procuradoria Geral da República (PGR) denuncia Jefferson por seus atos e aponta conexão com os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, o que justificou a tramitação do processo no STF.

Defesa contesta

Os advogados de Jefferson afirmam que as provas reunidas contra ele são ilícitas e negam a existência de crimes. Além disso, argumentam que o Supremo Tribunal Federal não é a instância adequada para julgar o caso.

Caso seja condenado, Jefferson ainda poderá recorrer, mas somente no próprio STF.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223