Em um ataque aéreo realizado por Israel nesta segunda-feira (30), o líder do Hamas no Líbano, Fatah Sharif Abu al Amine, foi morto junto com sua esposa e filhos no campo de refugiados palestinos de Al Buss, no sul do país. A ofensiva foi confirmada pelo Exército de Israel e relatada pela mídia local.
O Hamas, em um comunicado oficial, detalhou que Abu al Amine era um dos líderes do grupo fora da Palestina e que o ataque destruiu sua residência no campo de refugiados. O ataque também marca a primeira vez que o campo de Al Buss, próximo à cidade de Tiro, foi alvo de bombardeios.
A ofensiva israelense ocorreu poucas horas após outro ataque aéreo em Beirute, onde três membros da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) foram mortos. Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o país tem intensificado ataques a líderes do movimento no Líbano, um dos principais redutos do Hamas.
No início deste ano, Saleh al Aruri, o segundo no comando do Hamas, foi morto em um ataque que ocorreu no sul de Beirute, em uma ação atribuída a Israel. O líder, junto com outros seis militantes, estava em uma área controlada pelo Hezbollah quando foi atingido.
Os recentes bombardeios no Líbano também têm deixado um rastro de destruição. O Ministério da Saúde do Líbano informou que pelo menos 105 pessoas perderam a vida no domingo (29), incluindo 32 mortes em ataques próximos à cidade de Sidon, ao sul da capital. Na província de Baalbek Hermel, mais 21 pessoas foram mortas, além de pelo menos 47 feridos.
VÍDEO RECOMENDADO PARA VOCÊ:
VAZA VÍDEO DE MALAFAIA E CLIMA FICA TENSO ENTRE O PASTOR E PABLO MARÇAL