Conecte-se conosco

Isto Acontece

Igreja Universal é condenada a pagar R$ 100 mil a pastor por vasectomia forçada

Publicado

em

A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a indenizar um pastor em R$ 100 mil após a Justiça do Trabalho do Ceará reconhecer que ele foi obrigado a realizar uma vasectomia. A decisão foi proferida pela Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho do estado (TRT-CE).

Pastor Alega Pressão para Procedimento Cirúrgico

O religioso entrou na Justiça alegando que a instituição o induziu a passar pela cirurgia como condição para continuar exercendo suas funções no ministério. Ele relatou que foi encaminhado a uma clínica clandestina para a realização do procedimento, sem orientação médica adequada ou assinatura de um termo de consentimento. A cirurgia teria sido custeada pela própria igreja.

Igreja Universal Nega Acusações

Em sua defesa, a Igreja Universal do Reino de Deus negou que houvesse qualquer imposição ou incentivo ao procedimento. Segundo a instituição, a escolha de realizar a vasectomia é uma decisão íntima e pessoal. A igreja também alegou que as acusações do pastor são motivadas por interesses financeiros.

Testemunhas Reforçam Denúncia

O caso ganhou ainda mais força após depoimentos que corroboraram a denúncia. Uma testemunha relatou que foi coagida a realizar a vasectomia apenas 20 dias após o casamento, enquanto outra afirmou que o procedimento era uma exigência para a continuidade no ministério pastoral. Segundo os relatos, pelo menos 30 pastores teriam sido pressionados a passar pelo mesmo processo.

Justiça Reconhece Violência Contra Direitos Humanos

A juíza Christianne Diógenes Ribeiro destacou que a exigência de vasectomia viola direitos fundamentais e afronta os valores sociais do trabalho. O relator do caso no TRT-CE, juiz Carlos Alberto Rebonatto, reforçou que houve dano moral ao pastor, justificando a indenização.

“A decisão seguiu os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, considerando a extensão do dano sofrido pelo reclamante”, declarou o magistrado.

A condenação da Igreja Universal reforça o entendimento da Justiça de que práticas que ferem a dignidade dos trabalhadores não serão toleradas.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223