Usuários da rede social X corrigiram informações divulgadas nesta sexta-feira (10) pelo perfil da GloboNews. A emissora afirmou incorretamente que o recurso “notas da comunidade”, utilizado na plataforma de Elon Musk e prestes a ser adotado pela Meta, seria restrito a contas verificadas, ou seja, pagantes.
O recurso, que permite a verificação de informações pelos próprios usuários, foi comentado no programa GloboNews Mais pelo jornalista Octavio Guedes. Durante sua participação, Guedes declarou:
“O que é notas da comunidade? No X, só pode dar nota quem é verificado, e você tem que pagar por isso. Então, não é bem comunidade. É de pagantes, de assinantes […] A nota da comunidade não substitui a checagem dos fatos. Ponto. Essa história de notas da comunidade é apenas cortina de fumaça […] O fim da checagem de fatos transforma o que é ruim em péssimo.”

Internautas Desmentem Informação
Após a publicação do comentário no perfil da GloboNews no X, usuários da rede social utilizaram o próprio recurso “notas da comunidade” para corrigir a emissora. Eles explicaram que não é necessário ser assinante ou ter uma conta paga para participar do programa.
Entre os requisitos reais, listados pelos internautas, estão:
- Possuir uma conta ativa há mais de seis meses;
- Ter um número de telefone verificado;
- Não ter violado as regras da plataforma.
Uma nota adicionada à postagem oficial da GloboNews destacou:
“Diferente do que foi dito, não é necessário ser assinante (pagar) para se tornar um colaborador das notas da comunidade. É preciso ter uma conta com mais de 6 meses, um número de telefone verificado e não ter violado regras do X.”
Posicionamento Oficial do X
De acordo com o site oficial do X, as notas da comunidade são uma funcionalidade colaborativa que ajuda a adicionar contexto útil às postagens, promovendo a disseminação de informações mais precisas. O recurso está disponível para qualquer usuário que atenda aos critérios pré-estabelecidos, reforçando o desmentido feito pelos internautas.
GloboNews Reconhece o Erro
Após a repercussão, a GloboNews publicou uma errata assinada por Octavio Guedes. O jornalista admitiu a imprecisão em sua declaração:
“Ao contrário do que disse no meu comentário sobre as diferenças entre nota de comunidade e o sistema de checagem de fatos, as notas no X são abertas a todos os usuários da rede, independentemente de serem verificados ou não, de pagarem ou não.”

A correção foi feita horas depois de a informação inicial ter sido amplamente contestada pelos usuários da plataforma.