Durante a semana de reuniões da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, o governo brasileiro está organizando um grande festival de música, intitulado Aliança Global Festival Contra Fome e a Pobreza. O evento, que vai ocorrer entre os dias 14 e 16 de novembro, distribuirá um total de R$ 870 mil em cachês para 29 artistas, todos recebendo um valor fixo de R$ 30 mil por apresentação.
Organizado com o apoio da primeira-dama Janja Lula da Silva, o festival já ganhou o apelido de “Janjapalooza”. Segundo o Ministério da Cultura, o valor pago a cada artista é considerado um “cachê simbólico”. A pasta afirmou que todos os artistas participantes receberão exatamente a mesma quantia, sem distinção de acordo com o tempo de apresentação ou popularidade.
Entre os nomes confirmados para o palco estão Seu Jorge, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Fafá de Belém, Zeca Pagodinho, Maria Rita e Maria Gadú, além de outros talentos de renome e artistas em ascensão. A lista inclui ainda Rachel Reis, Larissa Luz, Aguidavi do Jêje, Mateus Aleluia, Ilessi, Rita Benneditto, Afrocidade, Romero Ferro, Roberto Mendes, Mariene de Castro, Marcelle Motta, Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá, Kleber Lucas, Jovem Dionísio, Tássia Reis, Jota.Pê, Jaloo e Lukinhas.
O evento busca promover discussões e conscientização sobre temas globais como fome e pobreza, alinhando-se com os objetivos da Cúpula do G20.