O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (12) a criação de um novo órgão em sua futura administração, o “Departamento de Eficiência do Governo”, que será liderado pelo empresário Elon Musk e pelo investidor Vivek Ramaswamy. Musk, atualmente considerado o homem mais rico do mundo, e Ramaswamy, que participou das primárias republicanas, terão a tarefa de melhorar a gestão do governo.
Trump revelou que o objetivo do departamento é otimizar os processos governamentais, oferecendo “orientação e conselhos externos” voltados para simplificação e aumento da eficiência na burocracia federal. Além disso, o novo órgão deverá atuar na redução de despesas públicas e regulamentações, visando uma estrutura mais ágil e econômica.
O nome do departamento, “DOGE”, faz uma referência à dogecoin, uma criptomoeda frequentemente promovida por Musk. Além de sua experiência em inovação tecnológica, Musk é também um importante apoiador financeiro da campanha de Trump, com doações que superaram os 100 milhões de dólares para um comitê pró-Trump.