Conecte-se conosco

Caso de Polícia

Criminalidade em queda: São Paulo registra o menor número de homicídios em mais de 20 anos

Publicado

em

A capital paulista alcançou um marco histórico na segurança pública. Dados recentes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que os homicídios dolosos em São Paulo atingiram, em outubro, o nível mais baixo desde o início da série estatística, em 2001. A queda acompanha uma tendência observada nos últimos três anos, reforçando o impacto das ações integradas adotadas pelo governo estadual.

Em outubro deste ano, São Paulo contabilizou 25 mortes intencionais, número muito inferior aos registrados em 2022 (57) e abaixo também de 2023 (43) e 2024 (40). Pela primeira vez, o total ficou abaixo da marca de 40 ocorrências no mês, representando uma redução de 30% em comparação ao ano anterior.

A queda está associada a iniciativas como o programa SPVida, criado em fevereiro de 2023 para integrar forças policiais e aprofundar a análise das circunstâncias e motivações dos crimes. A SSP destaca que o compartilhamento de dados e o uso de ferramentas digitais têm sido fundamentais para orientar ações preventivas e ampliar a eficiência operacional de batalhões da Polícia Militar e das delegacias civis.

Além dos homicídios, outros indicadores também apresentaram melhora. Os latrocínios registraram três ocorrências em outubro — e apenas 31 entre janeiro e outubro de 2025, o menor patamar desde 2007, queda de 29,5% em relação ao ano anterior.

Os roubos em geral, incluindo ataques a bancos e cargas, também diminuíram: foram 12.368 casos em outubro, redução de 22,4% frente ao mesmo mês de 2024. No acumulado do ano, os roubos somaram 137.900 registros, queda de 15%. Os roubos de veículos recuaram 29% no mês, totalizando 2.004 ocorrências.

Os furtos seguiram a mesma tendência: 47.023 boletins em outubro, diminuição de 5,8% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos caíram 11,4%, com 7.806 registros no mês.

No Estado como um todo, os homicídios dolosos fecharam outubro com 192 casos, retração de 6,3% em comparação ao mesmo período de 2024. Nos dez primeiros meses de 2025, foram 2.011 mortes, queda de 2,6% e novo recorde de mínima histórica. Os latrocínios estaduais também bateram recorde: passaram de 13 casos em outubro de 2024 para oito neste ano, somando 109 registros no acumulado — redução de 24,3%.

Com quedas expressivas em praticamente todos os índices analisados, São Paulo vive um ciclo de melhora contínua na segurança pública. A combinação entre tecnologia, integração policial e estratégias de prevenção tem se mostrado eficaz para reduzir crimes contra a vida e contra o patrimônio. Os números reforçam uma tendência de longo prazo e apontam para um cenário mais seguro tanto na capital quanto em todo o Estado.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();