Conecte-se conosco

Feira de Santana

CMDI II completa um ano com mais de 88 mil atendimentos e impacto positivo na saúde pública

Publicado

em

Foto: Fátima Brandão

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem II (CMDI II), localizado no bairro Baraúnas, em Feira de Santana, completa seu primeiro ano de funcionamento no dia 28 de agosto de 2025. Desde a inauguração, em 2024, a unidade já realizou 88.737 procedimentos, contribuindo diretamente para a redução das filas de espera por exames e consultas na rede pública.

A data será marcada por uma programação especial organizada pela Fundação Hospitalar, responsável pela gestão do equipamento, que fica na Rua Pojuca. Em apenas um ano, o centro se consolidou como um dos principais espaços de apoio ao diagnóstico médico da cidade, oferecendo serviços modernos e atendimento humanizado.

Crescimento acelerado e resultados expressivos

O impacto da unidade foi percebido já nos primeiros meses de funcionamento. Entre setembro e dezembro de 2024, o CMDI II registrou 35.345 atendimentos. Com a expansão da oferta de exames de média e alta complexidade no primeiro semestre de 2025, esse número saltou para 53.392 procedimentos, incluindo consultas especializadas.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o balanço confirma a importância estratégica do centro para a saúde do município. Hoje, o espaço realiza mais de 250 atendimentos diários, garantindo acesso rápido e eficiente a serviços essenciais.

Estrutura moderna e serviços oferecidos

Com dois pavimentos climatizados, o CMDI II dispõe de consultórios médicos, salas de exames e uma equipe multiprofissional capacitada. A unidade disponibiliza exames de imagem como:

  • Ultrassonografia

  • Raio-X

  • Mamografia

  • Densitometria óssea

  • Colonoscopia e endoscopia digestiva

  • Eletrocardiograma

  • Biópsias

  • Radiologia

  • Ecocardiograma, Holter 24h e MAPA 24h

Todos os procedimentos são gratuitos pelo SUS.

Além dos exames, a população também conta com consultas em diversas especialidades, como clínica geral, mastologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cardiologia, gastroenterologia, dermatologia e otorrinolaringologia, além de atendimento com nutricionistas, assistentes sociais e equipe de enfermagem.

Redução das filas e impacto social

De acordo com a coordenadora do CMDI II, Bruna Lasse, um dos maiores desafios enfrentados foi eliminar as longas filas de espera sem comprometer a qualidade do atendimento. Segundo ela, o centro representa uma verdadeira porta de entrada para um cuidado mais digno e acessível, com foco em prevenção, diagnóstico e tratamento.

Já Gilberte Lucas ressalta que o CMDI II se tornou um pilar da política municipal de saúde, ao combinar eficiência, qualidade e atenção humanizada. Mutirões, campanhas educativas e a ampliação dos serviços reforçam o compromisso de tornar a saúde pública mais ágil e inclusiva.

Após um ano de funcionamento, o CMDI II se consolida como uma referência em diagnóstico por imagem e atendimento especializado em Feira de Santana. Com números expressivos e uma estrutura moderna, a unidade mostra que é possível reduzir filas, ampliar o acesso e oferecer cuidados de qualidade à população.

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();