Conecte-se conosco

CPMI do INSS

Bancada do Novo pede tornozeleira eletrônica e retenção de passaporte de Lulinha ao STF e à PGR

Publicado

em

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) anunciou nesta terça-feira (13) que ele e a bancada do Partido Novo protocolaram um pedido urgente no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a imposição de tornozeleira eletrônica e a retenção do passaporte de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A solicitação foi encaminhada ao ministro André Mendonça e também ao procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A informação foi divulgada pelo próprio parlamentar em um vídeo publicado em seu perfil oficial na rede social X (antigo Twitter). Segundo van Hattem, o pedido tem como objetivo impedir que Lulinha deixe o Brasil enquanto as investigações relacionadas à CPMI do INSS seguem em andamento.

Suposta residência no exterior e valores citados no pedido

Na gravação, o deputado afirma que Lulinha estaria atualmente no Brasil, mas com previsão de retorno à Espanha, país onde, segundo ele, estaria residindo. Van Hattem também menciona que Lulinha teria recebido, ao longo dos últimos meses e anos, valores mensais de R$ 300 mil, atribuídos a um personagem conhecido como “careca do INSS”, investigado no âmbito da CPMI.

O parlamentar destacou ainda que Roberta Luxinger, citada nas investigações e mencionada como alguém que teria orientado o envio desses valores, já está utilizando tornozeleira eletrônica, o que, segundo ele, reforça a necessidade de aplicação da mesma medida cautelar ao filho do presidente.

Assinaturas e apoio da oposição

O pedido foi apresentado pela bancada do Novo e conta com a assinatura de Marcel van Hattem, dos deputados Luiz Lima e Adriana Ventura, além do senador Eduardo Girão. Também assinam o documento o relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar, e o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho, que, segundo o parlamentar, representa o conjunto dos partidos de oposição.

De acordo com van Hattem, o requerimento reflete a posição de parlamentares que defendem o avanço das investigações e a responsabilização dos envolvidos em supostos desvios de recursos ligados ao INSS, especialmente aqueles que teriam prejudicado aposentados e pensionistas.

CPMI do INSS e medidas cautelares

Durante o pronunciamento, o deputado afirmou que a CPMI do INSS vem adotando medidas concretas e que, diferentemente de outras comissões, não deverá terminar em pizza. Ele citou prisões e medidas cautelares já adotadas como fruto direto do trabalho da comissão.

Van Hattem também ressaltou que, mesmo durante o recesso parlamentar, os membros da oposição continuarão atuando para garantir o avanço das investigações e a aplicação da Justiça.

Pedido aguarda análise do STF e da PGR

Agora, caberá ao ministro André Mendonça, do STF, e ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, analisarem o pedido apresentado pela bancada do Novo e pelos parlamentares da oposição. Até o momento, não há decisão sobre a adoção das medidas solicitadas.

ASSISTA AO VÍDEO:

Jornalista (CRP/BA 0006663/BA), radialista (DRT 5072/BA) e youtuber. Como jornalista já atua há 10 anos e atualmente é diretor de jornalismo do Portal Veja Aqui Agora . Desde 1984, atua no rádio, começando sua trajetória na Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Também trabalhou na Radio Cultura AM, Carioca AM, Betel FM, Cidade FM. Foi diretor da Comunidade FM, todas em Feira de Santana e atualmente trabalha na Rádio Elos, onde apresenta o Programa Bom Dia Felicidade, de segunda a sexta-feira, das 10h ao meio dia, também na mesma cidade. Também dirigiu a Rádio Shekiná FM em Vinhedo São Paulo e trabalhou como apresentador na Jerusalém FM na capital paulista. Como youtuber, administra os canais “Veja Aqui Agora News”, com mais de 160 mil assinantes e “Edivaldo Santos News” com mais de 15 mil assinantes. Para contato: vejaaqui.agora@hotmail.com

Tendência

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados a Veja Aqui Agora. Portal desenvolvido por Edjesan Criações (75) 9 9192-9223

var _Hasync= _Hasync|| []; _Hasync.push(['Histats.start', '1,4104171,4,511,95,18,00010000']); _Hasync.push(['Histats.fasi', '1']); _Hasync.push(['Histats.track_hits', '']); (function() { var hs = document.createElement('script'); hs.type = 'text/javascript'; hs.async = true; hs.src = ('//s10.histats.com/js15_as.js'); (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(hs); })();